Brasil Novo Notícias: PROJETO PARA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO XINGU AVANÇA NO SENADO

terça-feira, 17 de setembro de 2019

PROJETO PARA CRIAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO XINGU AVANÇA NO SENADO

O assunto é discutido desde 2017. A proposta da Universidade Federal do Xingu surgiu no intuito de produzir conhecimento e ajudar a pensar as ações de desenvolvimento regional da região da Transamazônica. A proposta da UFX é de autoria do senador Paulo Rocha e tem como relator atual o senador Zequinha Marinho.
“Foi o primeiro passo nesse sentido, com esse parecer favorável. Agora vai para comissão de assuntos econômicos e sendo aprovado vai pra comissão de educação e se aprovado vai direto pra Câmara Federal”, explica p Dr. Djair Moreira, vice coordenador da UFPA.
Na próxima semana a UFX voltará a ser debatida na comissão de assuntos econômicos do senado federal. O relatório é favorável ao projeto que autoriza a criação da universidade, com sede em Altamira.
Além da sede em Altamira, a Universidade Federal do Xingu deverá oferecer cursos de ensino superior para os habitantes de Anapú, Aveiro, Brasil Novo, Gurupá, Itaituba, Jacareacanga, Medicilância, Novo Progresso, Pacajá, Placas, Porto De Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória Do Xingu.
O coordenador afirmou que com a criação da UFX Altamira poderá receber novos cursos. “O campus de Altamira deixaria de ser campus para ser universidade. Ampliaria os cursos, os núcleos que temos provavelmente se tornarão campus e poderemos atender melhor a demanda da população”, esclarece Djair.

Nenhum comentário:

Postar um comentário