Brasil Novo Notícias: Torneio em Altamira atrai praticantes da pesca esportiva

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Torneio em Altamira atrai praticantes da pesca esportiva


Festival do Tucunaré

Nos dias 18 e 19 de agosto, o Rio Xingu será o centro da prática da pesca esportiva no Estado do Pará. Nestes dias será realizado o 1º torneio de pesca do Tucunaré em Altamira.

O Evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Altamira, através da Secretaria Municipal de Gestão do Meio Ambiente e Turismo e da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e tem o apoio da Paratur, do campus do IFPA de Altamira e da colônia de pescadores Z-57.
A participação da colônia de pescadores foi fundamental para a realização do torneio, pois a comunidade foi ouvida durante a formulação do regulamento do evento, de modo que não haja nenhum tipo de impacto nos cardumes de tucunaré no Rio Xingu e nem afete a pesca artesanal realizada pelas comunidades ribeirinhas da região.
De acordo com a Secretária de Gestão de Meio Ambiente e Turismo de Altamira, Zelma Costa, o torneio tem autorização do Ministério da Pesca e Aqüicultura para a sua realização. "A autorização foi dada mediante apresentação do regulamento do torneio, elaborado de acordo com a última legislação normativa do Ministério. Com este certificado, garantimos que a competição será realizada com toda a segurança para a atividade pesqueira e o meio ambiente".
Para tanto, o torneio terá participação dos alunos do curso técnico de pesca e de eventos do Instituto Federal do Pará (IFPA) – Campus de Altamira, que dará todo o suporte e fiscalizará as equipes participantes. Quanto à segurança, homens do corpo de bombeiros também estarão ao longo da área de competição dando apoio.
O evento começará no sábado dia 18 de agosto, às 5h da manhã, na orla do cais e continuará durante todo o dia, até às 18h. As equipes inscritas, de até três pessoas, deverão pescar no máximo oito exemplares de tucunaré e prêmios serão oferecidos para quem pescar o maior peixe, o mais pesado e a maior quantidade. O peixe capturado será doado para instituições filantrópicas e no domingo haverá a programação cultural do evento, sorteio de prêmios e a entrega dos troféus para os vencedores.
O 1º torneio de pesca do Tucunaré em Altamira junta-se a outro evento dedicado à pesca que ocorre na cidade, o Torneio de Pesca do Pacu de Seringa, que é realizado há mais de dez anos. Ao contrário deste torneio, que é realizado no mês de abril, na baixa estação, o torneio de pesca do Tucunaré será realizado no meio da alta estação e quando os rios estão no período de seca.
A intenção é estimular a pesca esportiva e atrair o turista que pratica esta atividade, chamando a atenção para o imenso potencial que a região do Xingu tem para a pesca, o que faz o município de Altamira ser reconhecido pela Paratur e pelo Ministério do Turismo como um local de referência para esta prática. Ainda, com a realização da primeira edição do torneio, o evento fica apto para entrar oficialmente no calendário do turismo no Estado do Pará a partir de 2013.
Porta de entrada do Pólo turístico do Xingu, um dos seis pólos definidos pela Paratur dentro do Estado, Altamira é um dos oito municípios do Pará que possui um inventário dedicado ao turismo. Em franca expansão pela construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, a cidade tem um potencial imenso para a atração de turistas, baseada não somente na pesca, mas também na forte cultura indígena e nas Unidades de conservação da Natureza.

Zelma Costa destaca, por exemplo, a unidade de conservação da Terra do Meio, que tem regência federal e estadual. "Neste local, as comunidades trabalham com um conceito de Sustentabilidade e Produção que discute também um turismo como forma de gerar trabalho e renda. Altamira tem 95 por cento da sua área dentro de reservas naturais e indígenas e é o maior mosaico de proteção natural do mundo. O potencial turístico desta área é enorme".

Texto: Antônio Neto (WD Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário