Brasil Novo Notícias: Reunião pedagógica relembra caso dos meninos emasculados.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Reunião pedagógica relembra caso dos meninos emasculados.


No auditório da UFPA na noite de ontem, professores, alunos e movimentos sociais participaram de um reunião pedagógica acompanhada dos pais e parentes dos meninos que foram mortos em rituais de magia negra.

Lembrar o caso traz de volta toda a luta traçada para pedir a condenação dos acusados, os crimes contra crianças entre 8 e 14 anos que aconteceram em Altamira entre os anos de 89 e 2001, o caso ficou conhecido como os meninos emasculados de Altamira, e revoltou milhares de pessoas, a reunião desta quarta-feira na UFPA teve caráter pedagógico mas também foi momento de reavaliar o poder judiciário brasileiro.

“Nos lutamos bastante para alguma coisa fosse feita, não foi o suficiente mas podemos mostrar para o mundo os eventos de Altamira que deixaram famílias desoladas, o judiciário ainda precisa mudar suas regras e ser mais justo” Disse Liliane Xipaia, irmã de Judirlei Xipaia – vítima.

Na plateia estudantes, movimentos sociais e representantes do ministério público e igreja católica acompanharam os depoimentos. A Professora Ivonete Coutinho, fala sobre a luta contra a organização criminosa que realizava os crimes.

O professor Assis Oliveira ressaltou que o evento promovido pela UFPA tem a responsabilidade social de acolher as famílias e tratar o assunto como aprofundado estudo de abordagem do tema. Na mesa estava também uma das mães que lutam por justiça até hoje, Rosa Pessoa perdeu um filho nos anos 90, ela disse que a luta em Altamira continua.

As faixas feitas pelos familiares, o vídeo que conta o caso, e os pronunciamentos das pessoas que participaram da luta contra os acusados serão temas em discussão para entre os alunos, mas também servem de conforto para essas mães que não desistem da luta, e conseguiram na época destituir Juiz e delegados do caso.
 
 Por: Felype Adms.

Nenhum comentário:

Postar um comentário