Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO GANHA DESTAQUE NA MÍDIA NACIONAL PELA LUTA CONTRA O DESMATAMENTO

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

BRASIL NOVO GANHA DESTAQUE NA MÍDIA NACIONAL PELA LUTA CONTRA O DESMATAMENTO

Equipe da Semma na finalização de Treinamento
O Comércio da produção Rural de Brasil Novo chegou a ser embargado em 2008 pelo fato de o município ter sido incluído na lista dos desmatadores da Amazônia prejudicando a economia local que é baseada na agricultura familiar e na pecuária extensiva. Além do cacau, Brasil Novo abastece as cidades próximas com carne e hortifrúti e o fato de o município está na lista de embargo mantinha a economia freada. 
Sec. Zelma Campos e Técnicos da Semma discutem
ações no município
Na tentativa de reverter a situação, o município assinou um pacto com o MPF, por meio do Programa Municípios Verdes, se propondo a diminuir o desmatamento que naquele ano chegava a 40% da extensão do município e apenas 47% das propriedades estavam no Cadastro Ambiental Rural (CAR). O Pacto previa a inserção de 80% das propriedades rurais no CAR e o objetivo foi alcançado em apenas 180 custeado integralmente com recursos próprios com um valor de cerca de R$ 400 mil, uma fatia expressiva para o orçamento da cidade, de R$ 1,5 milhão por mês. As ações começaram em março de 2013 e a portaria excluindo o município da lista foi assinada em outubro do mesmo ano. O embargo também ajudou a população a entender a necessidade e as vantagens da produção sustentável, apesar da região ser considerada uma fronteira agrícola. "O rótulo de que os produtos não tinham boa procedência tinha impacto na economia local", diz Zelma. 
Ex-Candida à Presidência da República Marina Silva
destaca Brasil Novo pelo trabalho de combate ao
desmatamento em sua rede social
O trabalho de combate ao desmatamento no município tem sido destacado por políticos importantes e na mídia nacional. O exemplo disso foi uma reportagem exibida no programa Bom Dia Brasil da Rede Globo de Televisão no dia 13 de novembro deste ano e uma postagem recente no facebook feito pela ex-candidata à presidência do Brasil Marina Silva.
Brasil Novo vem se destacando nas discussões ambientais e na luta pelo desembargo das propriedades rurais, e 2 delas foram desembargadas pela Superintendência do IBAMA – PA no dia 24 de novembro. O trabalho incansável da equipe da SEMMA e o desembargo destas propriedades já têm reflexos positivos na economia local. Os resultados obtidos por Brasil Novo são únicos na região do Xingu, e o município tem si tornado uma referencia Nacional.

 Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: Ascom/pmbn

Nenhum comentário:

Postar um comentário