Brasil Novo Notícias: Norte Energia apresenta ações para o setor pesqueiro no Xingu

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Norte Energia apresenta ações para o setor pesqueiro no Xingu


A Norte Energia apresentou nesta quarta-feira (10/12) as ações para incentivar a cadeia produtiva do setor pesqueiro no Xingu e o projeto do novo bairro Pedral, com previsão de conclusão em dezembro de 2015. Promovido pelo Fórum de Acompanhamento Social da Usina Hidrelétrica Belo Monte, o encontro reuniu em Altamira as lideranças das colônias de pescadores da região.

“A Empresa está posicionando os pescadores sobre o andamento dos vários projetos que fazem parte do Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Pesca e Aquicultura edo Projeto Básico Ambiental (PBA) da UHE Belo Monte”, explicou o superintendente dos Meios Físico e Biótico da Norte Energia, Gilberto Veronese.

Técnicos da Norte Energia apresentaram detalhes do Pedral, o sexto bairro a ser construído pelo Norte Energia em Altamira para beneficiar famílias que moram em áreas historicamente prejudicadas pelas cheias do Xingu. Grande parte das cerca de 500 casas do Pedral serão destinadas a quem vive da pesca artesanal.

A reunião também informou sobre a construção das sedes de colônias de pescadores, das quais quatro (Vitória do Xingu, Gurupá, Porto de Moz e Senador José Porfírio) já seiniciaram e duas (Altamira e Anapu) estão em fase de licitação. O avanço das obras do Laboratório de Peixes Ornamentais, o Sistema de Transposição de Peixes na barragem do Sítio Pimental e a oferta de cursos e capacitações também foram detalhados no encontro.

A comissão de pesca do Fórum de Acompanhamento Social é um canal de diálogo entre Norte Energia e pescadores, que resultou no Acordo de Cooperação Técnica firmado pela Empresa com o Ministério da Pesca e Aquicultura, em 26 de março deste ano, para promover o desenvolvimento sustentável das cadeias produtivas pesqueira e aquícola na região do Xingu.

Norte Energia

Nenhum comentário:

Postar um comentário