Brasil Novo Notícias: PRF apreende carga ilegal de madeira em cinco caminhões

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

PRF apreende carga ilegal de madeira em cinco caminhões

A PRF (Polícia Rodoviária Federal) apreendeu quase 111,5 metros cúbicos de madeira que estavam sendo transportados ilegalmente em cinco caminhões neste fim de semana. Segundo informações da PRF, o primeiro flagrante foi registrado no quilômetro 19 da BR-010, no município de Dom Eliseu, nordeste paraense, quando os agentes pararam um caminhão e, ao fazerem a contagem da carga, descobriram que o veículo possuía permissão para transportar apenas 16,5 metros cúbicos, mas estava com 22 metros cúbicos de madeira. O condutor José Teles dos Santos, de 75 anos, foi autuado pelo agentes e teve que assinar um TCO (Termos Circunstanciados de Ocorrências). Ele disse que ia do município de Paragomias para a cidade de Xique-Xique, no Estado da Bahia.
Durante outra fiscalização, dessa vez no quilômetro 78 da mesma rodovia, mas no município de Ulianópolis, os agentes abordaram outro caminhão. O condutor se identificou como Francisco Farias Rodrigues Correia, 54 anos, mas não portava documentos pessoais que pudessem comprovar sua identificação. O veículo estava carregado com aproximadamente 18 metros cúbicos de madeira nativa em toras. O condutor também não possuía documentação da carga e assinou um TCO.

De volta ao município de Dom Eliseu, no quilômetro 11 da BR-010, os agentes da PRF abordaram outro veículo carregado com 21 m³ de madeira serrada conforme a Nota Fiscal apresentada. Após a realização da cubagem da carga, foi verificado que havia cerca de 25m³ de madeira serrada, sendo 4,5m³ de excesso não declarados nos documentos fiscais. O condutor do caminhão, Cleudson Gomes de Oliveira, 42 anos, foi autuado e também teve que assinar um TCO.
Já no município de Dom Eliseu, o veículo dirigido por Robson Gomes Chaves, 24 anos, estava carregado com 18m³ de madeira serrada conforme nota fiscal e guia florestal, porém, após a realização da cubagem da carga, os agentes da PRF verificaram que havia cerca de 22,5 metros cúbicos, um excesso de 4,5 m³ de madeira não declarados. Foi lavrado um TCO contra o condutor.
Também no município de Dom Eliseu, o condutor Welington Anterio da Silva, 25 anos de idade, apresentou a documentação onde estava declarando o quantitativo de 18 metros cúbicos de madeira serrada de espécies diversas e afirmou que estaria indo para a cidade de Paço do Lumiar, no Estado do Maranhão. Diante do volume excessivo da carga, principalmente altura, os agentes da PRF realizaram a cubagem em uma margem padrão de tolerância adotada pelos órgãos ambientais. Foi constatado que no mínimo havia 24 metros cúbicos embarcados no veículo. Além do crime ambiental, o condutor também estava embriagado e foi encaminhado para a delegacia da cidade.
Todos os cinco caminhões e as cargas foram apreendidas e estão à disposição dos órgãos ambientais.
ORM News

Nenhum comentário:

Postar um comentário