O DNIT informou que as obras de reconstrução da ponte sobre o Rio Aratau em Pacajá, no estado do Pará já estão quase concluídas. Operários trabalham no trecho que entrou em colapso no mês de agosto, ocasionando a interdição da ponte pelo órgão. Medidas paliativas foram tomadas para viabilizar o tráfego na região com a construção de um aterro em rocha, um desvio a montante da ponte, juntamente com a montagem de uma estrutura modular metálica, que nada mais é que uma ponte de campanha do DNIT a qual fica sob a guarda da unidade de engenharia do Exército Brasileiro (BEC) para emprego em situações de emergência.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes após aguardar os trâmites legais para a contratação da empresa que realizaria os trabalhos de reconstrução do vão da ponte definitiva, ainda teve que solucionar às pressas problemas ocorridos no desvio provisório devido ao excesso de chuvas, fenômeno atípico para no mês de outubro na região. Os trabalhos na ponte duraram cerca de 30 dias e agora a liberação para tráfego está condicionada à cura do concreto recentemente lançado sobre a estrutura.
Os técnicos preveem uma resistência satisfatória da estrutura de concreto para liberar o tráfego nesta semana, a partir do dia 03 de dezembro. Enquanto os operários dão os últimos retoques na estrutura da ponte, a população local comemora o término das obras principalmente por saber que se aproxima o período de inverno amazônico. No entanto, o desvio construído ainda encontra-se em funcionamento para o tráfego de todo tipo de veículo na rodovia BR-230/PA até a liberação da ponte.
Gestão Ambiental rodovia Transamazônica BR 230/422/PA
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