Brasil Novo Notícias: AGRICULTORAS DA VOLTA GRANDE DO XINGU REALIZARAM UMA MANIFESTAÇÃO NA FRENTE DA SEDE DO INCRA EM ALTAMIRA.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

AGRICULTORAS DA VOLTA GRANDE DO XINGU REALIZARAM UMA MANIFESTAÇÃO NA FRENTE DA SEDE DO INCRA EM ALTAMIRA.

Um grupo de pelo menos 150 agricultores e agricultoras da Volta Grande do Xingu realizaram uma manifestação na frente da sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA em Altamira. Os agricultores reclamam da demora em receberem indenizações da Norte Energia por suas terras e benfeitorias na área de construção da Usina de Belo monte. A obra é a maior em andamento no Brasil. A usina será a segunda do país em capacidade de geração de energia, atrás apenas para a Usina de Itaipu.

A briga pela indenização dos moradores daquela localidade se arrasta desde 2011 quando o Ministério Público Federal - MPF tentou obrigar a empresa a fazer em 60 dias o cadastro socioeconômico, com respostas para quem seriam atingidos, quando seria atingido, quais os critérios de indenização para cada família, os valores que serão recebidos por cada família, quando ocorreria a indenização e para onde essas famílias seriam realocadas e que infraestrutura seria disponibilizada no local do reassentamento de quem fosse retirado da área. Na mesma ocasião, o Ministério solicitou também à Justiça a proibição, por parte da Norte Energia, de ingressar nos domicílios e terras dos moradores da Volta Grande do Xingu e que fosse determinado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA o início imediato do processo de regularização fundiária na região, para que fosse concluído em até 120 dias.

Durante a manifestação os agricultores chegaram a atear fogo em restos de madeira na frente do órgão na tentativa de chamar a atenção das autoridades responsáveis.

Por: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário