BRASIL NOVO NOTÍCIA: Pará já oferece gratuitamente novo tratamento para hepatite c

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Pará já oferece gratuitamente novo tratamento para hepatite c

O estado do Pará passou a oferecer gratuitamente, nesta segunda-feira (9), novos remédios para o tratamento para hepatite C disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), enviados pelo do Ministério da Saúde. A entrega dos medicamentos ocorreu durante o V Fórum de Pesquisa da Santa Casa de Misericórdia do Pará, no local onde funciona o Centro de Referência Estadual para Tratamento das Doenças do Fígado.
O espaço possui 300 pacientes cadastrados e aptos a passar pelo novo tratamento,que dura 30 dias e é feito com os remédios Sofosbuvir e Daclatasvir. Segundo a médica hepatologista Márcia Iasi, a terapia é mais simples e terá efeitos colaterais reduzidos e 95% de cura. “Ou seja: aumenta as chances de cura e diminui o tempo de tratamento da doença”, explica.
Márcia afirma que os remédios são indicados também para portadores de coinfecção com vírus da imunodeficiência humana (HIV), cirrose descompensada e pré e pós operatório de transplantes de fígado. Quanto aos portadores de hepatite C, serão medicados com essa nova terapia os pacientes que tiverem recomendação estabelecida por protocolo e avaliação médica.
A hepatite é uma inflamação nas células hepáticas do fígado e pode ser ocasionada pelos vírus A, B, C ou D. Conforme a médica Márcia Iasi, não apresenta sintomas e o diagnóstico pode ser feito por meio de exames de sangue. Caso isso não ocorra, a evolução da doença é devastadora, perfazendo um quadro com hepatite aguda, crônica, cirrose hepática e tumor no fígado.
Pará é o 3° a receber remédios
Para a secretária adjunta de Saúde do Estado, Heloisa Guimarães, a oferta do novo tratamento representa mais um avanço no controle das hepatites no estado, que segundo informações do Ministério da Saúde, é o terceiro da agenda nacional a receber o material. O motivo seria o intenso trabalho em cima de políticas públicas voltadas para a prevenção e o tratamento da doença. Somente nos últimos 4 anos, foram realizados 45 mil testes no Pará.
Atualmente, existem 12 centros de tratamento da hepatite no estado. O Centro de Referência Estadual para Tratamento das Doenças do Fígado da Santa Casa também passou a oferecer exames para detectar a presença de fibrose no fígado em pacientes diagnosticados com hepatites B e C crônica.
A Santa Casa é a primeira unidade da Amazônia que oferece esse tipo de exame de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Outras campanhas são realizadas para dar continuidade ao tratamento em pacientes da capital e do interior.
Vacinação
A Sespa esclarece a Unidade Básica de Saúde oferece a vacinação contra o tipo B da hepatite e o teste sorológico de detecção dos tipos B e C. Na capital, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), mantido pela Secretaria de Saúde de Belém (Sesma) no bairro de Batista Campos, oferta ainda o chamado teste rápido, entregue em até 30 minutos.
Além da Santa Casa, Belém dispõe de outros locais para o tratamento: Hospital Universitário João de Barros Barreto; Fundação de Hospital de Clínicas Gaspar Viana e Unidade de Referência Especializada em Doenças Infecciosas e Parasitárias Especiais (Uredipe), além do Centro de Universitário do Estado do Pará (Cesupa), no campus da avenida Almirante Barroso, onde funciona o curso de Medicina.

No interior do Estado, o atendimento para testagem e tratamento é disponível  no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Santarém; no CTA de Marabá; no CTA de Parauapebas; no Hospital Regional do Araguaia, em Redenção e no Hospital Regional de Tucuruí. Para todos esses locais, é essencial que o cidadão seja encaminhado pela Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário