Brasil Novo Notícias: Indígenas impedem acesso a canteiro de obras de Belo Monte, no Pará

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Indígenas impedem acesso a canteiro de obras de Belo Monte, no Pará

Operários da Norte Energia não têm acesso ao sítio Pimental nesta quarta, 17 Índios de três etnias afirmam que cheia do reservatório está trazendo prejuízos.


Cerca de 100 indígenas de três etnias protestam na manhã desta quarta-feira (17) em Altamira, no sudoeste do Pará, e impedem o acesso de trabalhadores ao Sítio Pimental, um dos canteiros de obras da usina hidrelétrica de Belo Monte.


Os índios afirmam que a Norte Energia, construtora responsável pelo empreendimento, não comunicou a eles sobre o início do alagamento do reservatório do rio Xingu, processo que se iniciou em dezembro do ano passado. Segundo os manifestantes, o rio sofria os efeitos da seca e quando o nível da água subiu, destruiu embarcações e outros objetos de uso dos índios que estavam à beira das aldeias. Eles também afirmam que os peixes estão morrendo.

Os indígenas exigem uma resposta da Norte Energia, assim como do Ibama e do Governo Federal, mas nenhuma negociação foi sinalizada até o momento. O G1 entrou em contato com a assessoria da Norte Energia, porém, a empresa não se pronunciou sobre o protesto.

Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário