Brasil Novo Notícias: Jovens Plaquenses são destaque no Wheeling Nacional.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Jovens Plaquenses são destaque no Wheeling Nacional.


Herberty Executando Manobra

Os Plaquenses Herbety Silva de 19 anos e Henrique Cerqueira Pimenta (Barrão) de 18 anos foram destaques o 1° Fest Wheeling de Macapá.
Os pilotos praticam o esporte a menos de 2 anos e já disputaram mais de 10 competições na região da Transamazônica e em outros estados e sempre estão entre os 5 primeiros colocados. A ultima competição que disputaram foi no estado do Amapá onde participaram do 1° Fest Wheeling de Macapá realizado dos dias 06 e 07 de Fevereiro de 2016, evento este que contou com pilotos de vários estados, mas que teve como destaque os Pilotos Plaquenses.
O piloto Herberty Silva ficou em segundo lugar na categoria profissional, e o piloto Henrique Cerqueira ficou em primeiro Lugar na categoria iniciante, vale ressaltar que a competição teve apenas as duas categorias que foram disputadas por vários pilotos profissionais e iniciantes.

Pitaco do Blogueiro:

Henrique Executando Manobra 
Foto: portal Caipirosca
Esses jovens pilotos que fazem manobras incríveis sobre uma ou duas rodas, tem ainda que enfrentar várias dificuldades para praticar o esporte que escolheram, tais como o preconceito de uma sociedade conservadora e mente fechada que rejeita e critica o esporte (uma minoria, mas gente influente), a falta de um local adequado para o treinamento, a falta de patrocínio, a falta de políticas públicas para a regularização do esporte, e a falta de preparo de algumas autoridades locais que ao invés de incentivar trabalha apenas tentando punir ou coibir a proliferação do esporte.
Mas esses jovens guerreiros não desistem e nem abaixam as cabeças para as criticas ou dificuldades, e estão constante treinando e aperfeiçoando as suas manobras, e não medem esforços para disputar as competições que são realizadas na região e em outro estados.
Herberty Executando Manobra de costas
E com essa garra e determinação eles vão a luta e correm atraz de apoio, e com o pouco apoio que recebem vão à luta, e são gratos aos patrocinadores, parceiros e amigos que os apoiam e acreditam no seu potencia.
Vale ressaltar que esses jovens pilotos são os esportistas que levam o nome do município de Placas mais longe, pois são os únicos Plaquenses a representar o município em outros estados e defendem com orgulho o nome da cidade onde vivem. São pilotos de nível profissional e que merecem o reconhecimento da população, e que futuramente podem estar representando o município em todo o cenário nacional ou até no exterior.
Entenda o esporte:
Wheelie (também conhecido comowheeling, ou stunt) é um esporte radical praticado com motocicleta, consiste em realizar manobras em que cuja força e equilíbrio são exigidos ao máximo pelos praticantes. O termoWheelie é anglófono e quer dizer "Empinar", porém no Brasil usa-se para designar o esporte como um todo, não apenas para o ato de empinar.
Surgiu na década de 1970 quando o californiano Doug Domokos desenvolveu a técnica de empinar a moto controlando com o freio traseiro, e passou a fazer exibições de suas habilidades. Domokos ficou conhecido como "The Wheelie King", ou seja, o Rei do Wheeling. No Brasil essa modalidade tem crescido e conquistado público.

Descrição: 
Não se tem certeza quem foram os primeiros praticantes de wheeling no Brasil, mas de qualquer tornou-se notório somente na década de 1990. As autoridades ainda tratam como vandalismo mesmo quando praticada em locais próprios, no Brasil, se praticado nas ruas, é consolidado uma infração e conforme o Denatran (Código de Trânsito, Lei nº 9.503)[2] (Art. 174 do Código de Trânsito Brasileiro), o praticante esta sujeito a uma multa gravíssima, somando sete pontos na carteira de habilitação, e multa de R$ 191,82 (180 UFlRs), suspensão do direito de dirigir e apreensões da carteira de habilitação e do veículo.
Há escassez de patrocinadores, que faz com que o esporte não ganhe notoriedade entre as demais categorias. A maioria dos pilotos com qualidade, quando atingem certo nível, vão para o exterior onde o esporte é salientado, com patrocínios e locais destinados para a prática ou param de pratica-lo.

O equipamento 
Honda CBR preparado para a prática do wheelie

As motocicletas são especialmente preparadas para a prática do wheeling, pois exigem maior resistência a impactos constantes, usa-se variadas potências, desde 50cc a 1200cc, geralmente são tirados componentes da parte dianteira como painel, setas e farol. Além de possuírem aChurrasqueira, um suporte traseiro para proteção do quadro e demais peças, além de melhorar a performance dos pilotos. É comum a prática do wheelie como motos do tipo streetfighter e supermoto.
Em alguns modelos, os freios traseiro são além de acionados com o pé, com as mãos, através de um pequeno manete localizado embaixo do freio dianteiro ou da embreagem, a relação é mais curta, com coroas de tamanho maior possibilitando ter mais controle sobre a potencia do motor, os pneus são calibrados com pouca pressão para que se tenha maior aderência e domínio.

ALGUMAS MANOBRAS

  • Borrachão: Consistem em manter o atrito da roda traseira (em alto giro) e o chão.
  • Enceradeira: Manobra em que o piloto durante o zerinho, arrasta uma de suas mãos no chão.
  • Grau: Diversas manobras onde a moto é empinada com a roda traseira no chão.
  • Joelhinho: A moto é erguida com o apoio do joelho, geralmente o piloto consegue fazer curvas nesta manobra.
  • No hands: Empinar e controlar a moto sem as mãos.
  • No front: Manobra onde o equipamento nao possui a parte da frente (rodas e bengalas).
  • One hand: Empinar e controlar a moto com apenas uma das mãos.
  • RL: Existem diversas modalidades de RL, trata-se de empinar a moto, mas com a roda dianteira no chão e usando o freio dianteiro.
  • Raspão: Grau onde o piloto em velocidade, empina raspando a churrasqueira no chão, gerando faíscas.
  • Superman: Nessa manobra a moto fica apoiada na churrasqueira (raspão) e o piloto estica o corpo e arrasta os pes no chão com a moto em movimento.
  • Surf: Manobras em que o piloto sobe no banco e dirige sem as mãos.
  • Zerinho: Consiste em manter o grau com a moto em círculo.

ACESSÓRIO PARA SEGURANÇA

  • Capacete: Geralmente são usado modelos de trilha (off-Road).
  • Caneleira: Geralmente composta com uma espécie de joelheira, impede os constante impactos da moto com as pernas dos pilotos.
  • Calçados (Botas): Usada para diminuição de impactos com o chão e com a moto.
  • Luva: Usadas geralmente para evitar calosidade devido o contato constante com a moto.
   Veja abaixo algumas imagens dos pilotos e suas manobras radicais. 

Fonte: Blog do Gilberto Leite
Herberty com o Troféu de 2° Lugar da Categoria Profissional
Henrique com o Troféu de 1° Lugar da Categoria Iniciante

Foto: portal Caipirosca

Foto: portal Caipirosca

Foto: portal Caipirosca

Foto: portal Caipirosca

Foto: portal Caipirosca


Foto: portal Caipirosca

Nenhum comentário:

Postar um comentário