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Com a autorização dada pelo Departamento de
Trânsito do Estado (Detran), os Centros de Formação de Condutores (CFCs) do
Pará estão aptos a ministrar aulas teóricas na modalidade remota a todos os
candidatos, e as primeiras aulas neste modelo já iniciaram. A medida é mais
ação entre as implementada pelo Detran para minimizar os prejuízos dos usuários
dos serviços durante a pandemia mundial do novo coronavírus.
A realização das aulas é prevista na portaria
1179/2020 com base em deliberação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Para acessar as aulas remotas, o candidato deve manifestar interesse em
realizar as aulas do curso de formação de condutores neste formato. O conteúdo
programático, carga horária e duração das aulas obedecem aos mesmos critérios das
aulas presenciais.
O sistema utilizado pelos CFCs permite a
validação biométrica facial do instrutor e dos candidatos na abertura e término
da aula e a interação em tempo real entre candidato e instrutor, garantindo a
lisura do processo. Ou seja, é possível identificar e comprovar que quem está
assistindo a aula é realmente o candidato à CNH, já que a foto pode ser
comparada com a existente na base de dados. Nenhum valor a mais será
cobrado pelo uso desta nova ferramenta, não trazendo nenhum impacto financeiro
aos candidatos.
A ferramenta também permite o registro de cada
aula, gerando relatórios gerenciais contendo o horário de início e término da
aula com a foto coletada do usuário e instrutor, quantidade de candidatos com
presença registrada na sala virtual, além de fazer auditoria do acesso e das
ações de cada usuário no sistema, incluindo o endereço IP utilizado. Todo o
processo é integrado ao sistema do Detran para a validação biométrica digital.
Nesta modalidade, os Centros de Formação de
Condutores deverão providenciar materiais pedagógicos de apoio aos candidatos,
inclusive para uso em período fora da aula remota, como complementação de
estudos, podendo valer-se de apostilas, questionários e testes simulados; apoio
por chat, email e aplicativos privados de mensagens digitais, bem como outros
meios tecnológicos e pedagógicos.
Fonte: Agência Pará
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