Brasil Novo Notícias: Pacto Social Ambiental será criado em Uruará

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Pacto Social Ambiental será criado em Uruará

O engenheiro agrônomo, Ademilson Leverguini, conversou com a nossa reportagem e falou sobre a criação do Pacto Social Ambiental do município de Uruará. O engenheiro informou que no dia 18 irá acontecer uma reunião para debater e criar o Pacto. 
Nós temos esse Pacto Ambiental que é uma missão. O município de Uruará integra o Programa Municípios Verdes do governo do estado, a partir do momento que Uruará assinou o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público Federal (MPF) ele entrou no Programa Municípios Verdes e aí ele tem que cumprir algumas metas que são exigidas nesse programa e o Pacto Ambiental contra o desmatamento é uma dessas metas dentre as sete metas que o município tem que cumprir. A criação desse Pacto é a formação de um Grupo que vai se reunir para definir as questões do desmatamento, o que pode ser feito para reduzir a área desmatada. Temos que deixar bem claro que esse Pacto é para o controle do desmatamento, mas do desmatamento ilegal, aquele desmatamento que poderá ser feito dentro da lei será autorizado a partir do momento que a Secretaria Municipal de Meio ambiente descentralizar essa questão da licença ambiental, o processo já está bastante avançado, o produtor poderá desmatar desde que esteja enquadrado dentro da lei. Está sendo feita em Uruará uma manifestação da sociedade que tem que organizar esse Pacto, os Sindicatos Dos Produtores Rurais e Dos Trabalhadores Rurais, as Associações, as Cooperativas, que estão se reunindo para formar esse pacto para que o município não corra o risco de ser um município embargado. O município de Uruará hoje está sob pressão, dentro do Ministério Público Federal, dentro das ações do Governo Federal de fiscalização nós somos lá um município com alerta nessa questão do desmatamento. Se o desmatamento no município avançar nós corremos o risco de ir para o embargo e é isto que a gente não quer, pois isto travaria crédito, GTA de rebanho bovino, o que abalaria ainda mais a situação econômica do município”, disse o engenheiro.
A reunião acontecerá no dia 18 de dezembro no Clube SOCRECA, Bairro Vila Brasil, zona norte da cidade de Uruará, na qual é esperada a presença do Secretário de Estado de Meio Ambiente, José Alberto Da Silva Colares, e autoridades ambientais da região e a presença do produtor rural será de grande importância.


Por: Joabe |Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário