Brasil Novo Notícias: URUARÁ ASSINA PACTO PARA CONTROLE DE DESMATAMENTO

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

URUARÁ ASSINA PACTO PARA CONTROLE DE DESMATAMENTO


A Prefeitura Municipal de Uruará, assume compromisso para se consolidar na área de sustentabilidade. Para isso, o prefeito Everton Banha assinou nesta quarta, 18, o pacto de combate e controle do desmatamento e regularização ambiental. Para tornar concretizar o objetivo, foi assinado, também, o termo de cooperação com o Programa Municípios Verdes (PMV). Everton Banha assinou, ainda, o decreto que cria um grupo municipal de combate ao desmatamento, uma das metas estabelecidas pelo PMV e que reforça o protagonismo municipal contra o desflorestamento. Para o secretário Justiniano Netto, coordenador do Programa Municípios Verdes, o PMV tem como meta combater um dos principais entraves ao desenvolvimento dos municípios, que é a regularidade ambiental. Uruará tem sua economia pautada na pecuária e na exploração madeireira e precisa avançar, a partir do pacto e do termo de adesão assinados 
ontem. 
Segundo o Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia (Prodes) 2013, o município desmatou, entre agosto de 2012 e julho de 2013, 47 quilômetros quadrados, acima da meta estabelecida pelo PMV, mas abaixo do Prodes 2012, que apontou desmatamento de 53 quilômetros quadrados.
O município deve avançar também na estruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para realizar as verificações em campo dos focos de desmatamento. Neste sentido, o termo de compromisso com o PMV prevê alguns benefícios. Um deles é o repasse, em 2014, de aproximadamente R$ 400 mil reais oriundos do ICMS Verde. Além de Justiniano Netto, participou da assinatura do pacto contra o desmatamento o ex-prefeito de Paragominas e atual secretário Especial de Estado para Proteção e Desenvolvimento Social, Adnan Demachki.Para o prefeito Everton Banha, a presença do Estado, por meio dos secretários Justiniano Netto e Adnan Demachki, “mostra ao município qual o caminho certo a seguir e reforça que é preciso avançar na promoção do ordenamento e da regularização ambiental”.

Por Cirineu Santos
Fonte: Uruará em Ação

Nenhum comentário:

Postar um comentário