Brasil Novo Notícias: Ciclistas alertam para a importância da prevenção do câncer de próstata

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Ciclistas alertam para a importância da prevenção do câncer de próstata

No Pará, estimam-se mil registros da doença. Em 95% dos casos os sintomas aparecem em estado avançado.



Aproximadamente 100 ciclistas saíram pelas ruas de Belém na noite desta quarta-feira (19) em uma ação para divulgar o "Novembro azul", campanha que faz um alerta sobre o câncer de próstata. O objetivo era de informar sobre a doença e da importância de fazer o exame. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2014 já são mais de 68 mil casos. No Pará estimam-se mil registros da doença, sendo 330 são na Região Metropolitana de Belém.
O câncer de próstata é resultado de uma multiplicação desordenada em células da próstata. Quando há presença de câncer a glândula endurece. Na fase inicial da doença, não aparecem sintomas. Em 95% dos casos os sintomas aparecem em estado avançado, portanto, o exame preventivo frequente é fundamental. Os fatores de risco são: envelhecimento, hereditariedade, desequilíbrio hormonal e hábitos ruins como, excesso de bebidas alcoólicas, fumo e má alimentação.
“Quando você entra no estágio de ter um câncer de próstata, tudo o que você deixou para trás não tem mais jeito, você tem que entrar em uma cirurgia e torcer para que tudo de certo”, conta o ciclista Guilherme Bahia.

Segundo a Coordenação Estadual de Oncologia, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais atinge homens no Pará, ficando atrás do câncer de estômago.
“Quando você detecta a doença em uma fase inicial, o tratamento curativo pode ser realizado. Já em uma fase avançada, quando já tem uma infiltração no local ou uma disseminação desta doença para os ossos ou outra parte, existe o tratamento, mas a chance de cura já não existe mais”, explica o urologista, Ricardo Tuma.
Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário