A maior peça das turbinas de geração da Usina Hidrelétrica Belo Monte está a caminho de Vitória do Xingu (PA). Com 320 toneladas, peso equivalente ao de 320 carros populares, a roda da turbina Francis da Unidade Geradora Número 1 do Sítio Belo Monte, que vai gerar energia a partir de março de 2016, começou a ser transportada na madrugada desta terça-feira (25/11) em um caminhão especial com 32 eixos e 256 pneus.
O equipamento saiu da fábrica da Alstom em Taubaté (SP) para o Porto de Santos (SP), de onde seguirá, em navio, até Belém (PA). A última etapa será feita por balsa até a Estação de Transbordo de Cargas, em Vitória do Xingu, de onde será levado ao canteiro de obras da Casa de Força Principal da Usina que está sendo construída pela Norte Energia S.A. no rio Xingu. O transporte da peça, que tem cerca de oito metros de diâmetro e cinco metros de altura, deve durar três meses (90 dias).
A roda de turbina Francis despachada para Belo Monte é uma das maiores produzidas no mundo e a mais pesada que a Alstom já fabricou no Brasil. Ela começou a ser construída em julho de 2013, depois de passar por um processo de validação hidráulica. Os testes, com um modelo reduzido, foram feitos em um laboratório em Grenoble, na França.
Belo Monte é a maior obra de infraestrutura em andamento no País. Quando estiver em plena operação, em 2019, a Usina construída pela Norte Energia terá capacidade instalada de 11.233,1 MW. A hidrelétrica conta com duas casas de força, a Principal, no Sítio Belo Monte, com capacitada instalada de 11 mil MW (98% da capacidade total do empreendimento), e a Complementar, no Sítio Pimental, com 233,1 MW. Em fevereiro de 2011, a Norte Energia assinou contrato com o Consórcio ELM, formado pela Alstom, Voith e Andritz, para o fornecimento de 14 dos 18 conjuntos turbina-gerador Francis de 620,4 MW da Casa de Força Principal.
Norte Energia SA
Foto: Empresa Alstom
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