BRASIL NOVO NOTÍCIA: Banco Central alerta paraenses sobre cuidados com cédulas falsas

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Banco Central alerta paraenses sobre cuidados com cédulas falsas

O Banco Central do Brasil orienta a população paraense sobre como identificar cédulas de dinheiro falsas e alerta que repassar notas falsas é crime. Dados apontam que o Pará é o décimo estado do país em número de notas falsas retidas pelo Banco Central e, de janeiro a agosto deste ano, foram recolhidas mais de seis mil notas falsificadas, ou seja, circularam pelo mercado mais de R$ 340 mil sem valor algum.
“Tem operadora que pega [a nota] e levanta, mas o cliente se sente constrangido com isso, achando que nós estamos desconfiando dele, porém isso é uma segurança até para o cliente”, conta o gerente de supermercado Josiel Vasconcelos.
Na última terça-feira (22), um casal foi preso no bairro do Tapanã, em Belém, sob suspeita de falsificar dinheiro. De acordo com as investigações, tudo era feito em uma impressora comum com papel A4. A Polícia Federal agora investiga se há mais pessoas envolvidas no crime e quantas pessoas foram enganadas.
O comerciante Ubirajara Fortunado já foi enganado com uma nota falsa de R$ 100 e afirma que o prejuízo foi grande. “Eu dei para um amigo do banco, mas não teve como trocar e você perde mesmo”, diz o comerciante.
Cuidado com as notas falsas
Para não ser uma vítima, o Banco Central recomenda que sejam avaliados três itens de segurança comuns em todas as notas como o alto relevo na impressão, a marca d’água e o número escondido, que pode ser visto quando a cédula é colocada na horizontal. Também dar para utilizar um aplicativo chamado de “Dinheiro Brasileiro” que mostra quais itens da nota devem ser observados.
“Se cédula que for encaminhada à rede bancária e nós descobrirmos que é falsa, a pessoa perde o valor da nota. Se ela receber uma nota falsa e tentar repassar, ela vai está cometendo um crime. Então, se tiver suspeita da cédula, ela deve ser encaminhada para a rede bancária”, explica o gerente técnico do Banco Central, Marcos Torres.
G1 Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário