Brasil Novo Notícias: Ministério das Comunicações lança Projeto de Inclusão Digital para o Xingu

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Ministério das Comunicações lança Projeto de Inclusão Digital para o Xingu


Municípios da região do Xingu, no Pará, serão beneficiados com a melhoria da internet banda larga e a ampliação da infraestrutura de telecomunicações. A primeira fase do Projeto Xingu Conectado será implantada até o fim de 2016 e vai contemplar nove cidades que estão recebendo duas grandes obras na região: a Usina Hidrelétrica de Belo Monte e a pavimentação da Transamazônica.

O objetivo é ampliar o acesso à internet para mais de 400 mil pessoas que vivem no Estado e melhorar os serviços de governo digital. A iniciativa vai implantar infraestrutura de fibra óptica e de redes nos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Placas, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Outras três cidades – São Félix do Xingu, Gurupá e Porto de Moz - serão beneficiadas posteriormente.

O Xingu Conectado faz parte do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) do Xingu. O trabalho de inclusão digital da região foi elaborado em conjunto pelo Governo Federal (Ministério das Comunicações, Ministério do Planejamento e Telebrás) e pelo governo do Pará (Prodepa). A proposta foi aprovada pelo comitê gestor do PDRS.

O diretor de Infraestrutura de Inclusão Digital do MiniCom, Américo Bernardes, explica que a linha de ação do projeto teve como base o Programa Cidades Digitais, já desenvolvido pelo Ministério das Comunicações. Desta forma, oito cidades serão contempladas com a expansão da rede de fibra óptica e 1 delas com infovias de rádios de alta capacidade. Dentro dos municípios, uma rede metropolitana vai conectar os serviços de governo e permitir a oferta de pontos de livre acesso à internet.Com a ampliação da oferta de internet banda larga, o projeto espera promover a integração e melhorar a qualidade de vida dos moradores do Xingu.

O Prefeito de Vitória do Xingu, Vando Amaral, comemorou a notícia. “Esse projeto chega à boa hora, afinal, estamos vivendo o grande momento da inclusão digital e a nossa região não pode ficar fora dessa conexão, que significa desenvolvimento em todos os sentidos para nossa gente”, concluiu.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário