Brasil Novo Notícias: Pronatec oferta 190 vagas para Brasil Novo, Medicilândia e Vitória do Xingu

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Pronatec oferta 190 vagas para Brasil Novo, Medicilândia e Vitória do Xingu


O governo federal está ofertando, neste segundo semestre, 190 vagas em cursos de qualificação profissional para os municípios de Brasil Novo, Medicilândia e Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego.

Ao todo, são oferecidos cinco cursos. Segundo o diretor de Inclusão Produtiva do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luiz Müller, o trabalho das prefeituras é fundamental para que as pessoas mais pobres tenham acesso aos cursos. “A assistência social do município tem um papel muito importante no processo de mobilização para acessar as vagas.”

O Pronatec é uma das ações de inclusão produtiva do Plano Brasil Sem Miséria, tendo os beneficiários dos programas de transferência de renda como seu principal público. Por meio do programa, a população de baixa renda, mesmo nas regiões historicamente com baixo desenvolvimento, tem acesso à qualificação profissional. Os cursos de qualificação profissional são oferecidos gratuitamente. Quem participa ainda recebe alimentação, transporte e materiais escolares.

Para participar do Pronatec é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. As matrículas devem ser feitas nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), que também mobilizam a população de baixa renda.

Cursos e vagas:

Brasil Novo
Agente de desenvolvimento cooperativista (20 vagas);
Agricultor agroflorestal (20 vagas);
Cacauicultor (30 vagas).

Medicilândia
Bovinocultor de leite (20 vagas);
Cacauicultor (30 vagas);
Produtor de olerícolas (20 vagas).

Vitória do Xingu
Agente de desenvolvimento cooperativista (20 vagas);
Cacauicultor (30 vagas).

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário