Brasil Novo Notícias: Pará tem de vacinar 250 mil contra HPV

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Pará tem de vacinar 250 mil contra HPV

O Ministério da Saúde realiza em todo o país uma mobilização para o complemento do esquema vacinal que protege contra os quatro tipos do Papiloma Vírus Humano (HPV). A meta, no Pará, é vacinar 250.736 meninas com idades entre 9 e 11 anos. A segunda dose já está disponível em mais de mil salas de vacinação nos 144 municípios paraenses.
Os subtipos 16 e 18 do HPV são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero em todo mundo e os subtipos 6 e 11 por 90% das verrugas anogenitais. Segundo informações da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pará lidera a incidência da doença no Brasil com 23,6 casos para cada 100 mil habitantes.
A primeira dose da vacina foi oferecida na rede pública de saúde do Estado em março deste ano e 86.432 adolescentes foram vacinadas, sendo 34,47% do público alvo. Quem fez a primeira dose da vacina há seis meses precisa retornar ao posto de saúde para fazer a segunda, pois só assim a cobertura vacinal é alcançada.
Já a terceira dose é um reforço que deve ser feito cinco anos após a primeira. Meninas de 11 a 13 anos, que fizeram apenas a primeira dose no ano passado, também devem procurar um posto de saúde para tomar a segunda. Isso também vale para as meninas que tomaram a primeira dose aos 13 anos e já completaram 14, e para aquelas que já tenham passado de um ano da primeira dose. Além do documento de identificação, o Ministério da Saúde recomenda que seja apresentado o cartão de vacinação.

Chefe da Divisão da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Sespa, a enfermeira Fátima Chaves ressalta que a eficácia da vacina contra o HPV em meninas que ainda não iniciaram a vida sexual é garantida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e as reações são as já esperadas. Possivelmente, após a vacina, a adolescente pode sentir dor no local e na cabeça. “A vacina é gratuita, segura e as mães precisam levar suas filhas ao posto de saúde. A dose da vacina custa, em clínicas particulares, uma média de R$ 500”, enfatiza Fátima Chaves. O Estado está fazendo o monitoramento da cobertura vacinal em parceria com os municípios. Cada município está responsável por definir a estratégia para alcançar a meta de vacinação. No ano passado, apenas 104,2 mil meninas fizeram a segunda dose vacina no Pará, o que representa 43,1% do público alvo.
(Pryscila Soares/Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário