As cerca de 400 famílias moradoras do bairro Independente II, em Altamira, sudoeste do Pará, vão ser reconhecidas como atingidas pela hidrelétrica de Belo Monte e devem ter o direito ao reassentamento ou indenização.
A conquista foi anunciada pela presidenta do Ibama, Marilene Ramos, durante reunião com as famílias na tarde da última quinta-feira, 05/11.
“Não vai haver licença de operação [para Belo Monte] se esse processo não se iniciar, se vocês não tiverem um tratamento digno”, afirmou Marilene. Segundo ela, o órgão não tinha conhecimento do caso do bairro até setembro deste ano, embora a Norte Energia tivesse solicitado a licença de operação para iniciar o enchimento do lago já naquele mês. As famílias do Independente II moram em uma área de lagoa, abaixo da cota 100 (referência para remoção dos atingidos).
A solução apresentada pela empresa para o bairro até o momento era um projeto de drenagem, o que a presidenta do Ibama considerou “arriscado”. “Como engenheira civil, sei da dificuldade que é para uma prefeitura, especialmente do interior, manter um sistema como esse, que liga a bomba quando o reservatório enche e desliga quando esvazia. O Ibama colocou para a ANA [Agência Nacional de Águas] que não considerava apropriado”, afirmou.
A Norte Energia informou que atenderá, como sempre fez, as recomendações do órgão licenciador.
Fonte: O Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário