Em setembro de 2014 a Norte Energia iniciou um dos projetos mais importantes de reorganização urbana do Estado do Pará com a reconfiguração da malha viária de Altamira por meio da construção de oito pontes e duas passarelas de concreto sobre os igarapés Altamira, Ambé e Panelas, todas concluídas. Outra importante obra para a Região Xingu, entregue em setembro de 2015 pela Norte Energia, é a nova ponte da Rodovia Transamazônica (BR-230), em frente à Usina Hidrelétrica Belo Monte, em Vitória do Xingu.
As pontes da Rodovia Ernesto Acioly possuem 90 metros de extensão e três vãos de 30 metros; a da área urbana da Rodovia Transamazônica tem 60 metros de extensão e dois vãos de 30 metros. A via também está recebendo uma galeria de 10 metros extensão e dois vãos de 10 metros, o que garante mais segurança a quem transita pelo Igarapé Ambé. O trânsito de veículos e pedestres no Igarapé Panelas será melhorado com a nova ponte da Avenida Tancredo Neves, que terá 100 metros de extensão, dois vãos de 35 metros e um de 30 metros.
Sobre o Igarapé Altamira, a ponte da Rua Gondim Lins possui 80 metros de extensão, dois vãos de 25 metros e outro de 30 metros; na Avenida João Coelho, com 70 metros de extensão e dois vãos de 35 metros; na Rua Coronel José Porfírio, com 50 metros de extensão e dois vãos de 25 metros e outra sobre a Transamazônica, com 60 metros e dois vãos de 30 metros. As duas passarelas das Travessas Magalhães Barata e Rua Anchieta têm 100 metros de comprimento e quatro vãos de 25 metros cada uma.
As obras de reestruturação de pontes sobre os igarapés que cortam o município fazem parte do Projeto de revitalização da Orla de Altamira, que prevê melhorias no trânsito da cidade, embelezamento paisagístico e criação de áreas de convívio e lazer nas áreas de influência do reservatório da Usina Hidrelétrica Belo Monte.
Com um investimento de mais de R$ 80 milhões em infraestrutura urbana, as obras vão recuperar e dar melhor fluxo ao trânsito em grandes corredores de tráfego na cidade, onde ainda há pontes de madeira ou de concreto inadequadas ou deterioradas. As pontes fazem parte das ações socioambientais da Usina Hidrelétrica Belo Monte, que totalizarão R$ 3,7 bilhões (preços de abril/2010), incluindo o Projeto Básico Ambiental (PBA) do empreendimento e o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Região do Xingu (PDRSX).
Ponte sobre o Canal de Derivação - A Unidade Sítio Canais e Diques finalizou recentemente as obras de uma ponte no Travessão 27, localizada no quilômetro 10 do Canal de Derivação da Usina Hidrelétrica Belo Monte. A liberação da pista ao tráfego ocorreu no dia 26 de outubro, pouco mais de seis meses após o início do trabalho. A estrutura tem 377 metros de extensão, 9 metros de largura e 26 metros de altura. A pista foi construída em concreto (mais resistente e de fácil manutenção) e estruturada sobre oito pilares. A tecnologia de construção foi a mesma utilizada na ponte da Rodovia Transamazônica: com uma superestrutura em vigas pré-moldadas e de resistência reforçada. Cerca de 6 mil m³ de concreto foram utilizados na obra.
As informações são da Norte Energia
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