Brasil Novo Notícias: MST OCUPA PREFEITURA DE PARAUAPEBAS, NO SUDESTE DO PARÁ

sexta-feira, 23 de março de 2018

MST OCUPA PREFEITURA DE PARAUAPEBAS, NO SUDESTE DO PARÁ

Uma nova reunião com os manifestantes deve acontecer para ser decidida as próximas ações do movimento.
Divulgação/MST
Cerca de mil manifestantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e outra organizações do campo ocupam a prefeitura de Parauapebas desde as 11h desta quinta-feira (22). De acordo com os participantes, a manifestação é uma resposta a falta de ação da prefeitura diante da necessidade de políticas assistenciais aos trabalhadores rurais. Uma nova reunião está marcada, mas não há previsão para a desocupação do prédio.
A ação pede a saída do Secretário de Produção Rural do Município. Segundo a organização do movimento, o órgão paralisou as ações da prefeitura voltadas para reforma agrária da região. O movimento também reclama da falta do pagamento da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM).  Além disso, a ocupação é um protesto contra os vinte anos do assassinato de Onalício Barros, conhecido como Fusquinha, e Valentim Serra, o Doutor, militantes do movimento, cujos o crime ainda não foi solucionado.
De acordo com Jorge Neri, líder do movimento, os debates com o governo já acontecem a mais de um ano e nada foi feito. A ocupação agora reivindica um programa de apoio à agricultura com diálogo e participação com os trabalhadores " Estamos vivendo uma enorme crise no campo. Não temos hospitais, escolas e a via de acesso à cidade está danificada. Já tentamos dialogar diversas vezes com a prefeitura mas não chegamos a consenso algum. Queremos desenvolver um novo projeto sustentável que seja melhor pra todos", afirma. 
Ainda hoje, será realizada uma reunião com os manifestantes para decidir as próximas ações do movimento. A expectativa é que a manifestação agregue mais participantes até o fim do final de semana.
Portal ORM tenta contato com a prefeitura de Parauapebas.
Fonte: PotalORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário