Brasil Novo Notícias: TRABALHADORES DA HYDRO E TERCEIRIZADOS PROTESTAM CONTRA EMBARGO DA MINERADORA

terça-feira, 20 de março de 2018

TRABALHADORES DA HYDRO E TERCEIRIZADOS PROTESTAM CONTRA EMBARGO DA MINERADORA

CERCA DE MIL FUNCIONÁRIOS FORAM LIBERADOS PARA PARTICIPAR DO PROTESTO
Akira Onuma Drone
Os trabalhadores da Hydro Alunorte, de empresas terceirizadas, comerciantes e mototaxistas, protestaram na tarde desta segunda-feira (19), contra o embargo de 50% que a refinadora de alumina está obrigada a cumprir. Aproximadamente mil pessoas compareceram ao protesto, segundo a organização. Os manifestantes saíram das proximidades do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Químicas (Sindiquímicos) até a praça central de Barcarena. 
De acordo com os organizadores, a redução da produção em 50% determinada pelos embargos prejudica não somente a Hydro, mas os empregados e a economia local. 
A Hydro, que divulgou neste final de semana que vai dar férias coletivas para mil trabalhadores, sofre atualmente com dois embargos do Depósito de Rejeitos Sólidos nº 2 (DSR2), desde o dia 28 de fevereiro, após medida administrativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que também multou a mineradora em R$ 20 milhões, e decisão da Justiça do Estado do Pará, que acatou ação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA). 
Muitos trabalhadores foram liberados mais cedo pelas próprias empresas para participarem do protesto, organizado pelo Sindiquímicos, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Barcarena, Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Estiva do Estado do Pará e Associação de Empresários de Barcarena (Asseb). As entidades se revezaram nos microfones para chamar o embargo de "maldade", falaram sobre demissões de aposentados e até em ocupar o Fórum de Justiça de Barcarena, o Ministério Público, a Defensoria Pública do Estado e a Câmara Municipal de Vereadores de Barcarena. 
Fonte: Portal ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário