Brasil Novo Notícias: PARA QUEM VAI TIRAR A CARTEIRA, AULAS EM SIMULADORES JÁ SÃO OBRIGATÓRIAS

segunda-feira, 19 de março de 2018

PARA QUEM VAI TIRAR A CARTEIRA, AULAS EM SIMULADORES JÁ SÃO OBRIGATÓRIAS

AS AUTO ESCOLAS PRECISAM SE ADEQUAR À NOVA REGRA NA FORMAÇÃO DO CONDUTOR

Auto escolas, ou os Centros de Formação de Condutores (CFC), precisam se adequar o mais rápido possível parara atender a determinação da nova regra em oferecer ao futuro motorista aulas praticadas em simuladores. Segundo o Sindicato desses estabelecimentos, poucas unidades do equipamento são encontraras no Pará. Em uma reunião, hoje a tarde, algumas propostas foram discutidas a fim de solucionar esse impasse, como o uso coletivo de simuladores, para que todos possam operar dentro da normativa.
O Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran-PA), desde o dia 9 de março, vem divulgando essa determinação. A obrigatoriedade das aulas em simulador é para novas habilitações na categoria B (carro) ou inclusão de categoria B. Por enquanto, não há detalhes específicos sobre a categoria A (moto), C (veículos de carga) ou D (transporte de passageiros). Sem a comprovação das aulas nos simuladores, o órgão não vai liberar as licenças de aprendizagem e agendamento de provas práticas.
Já o Sindicato dos Proprietários de Centros de Formação de Condutores do Pará (Sindcfc) convocou uma reunião nesta segunda-feira com as cerca de 200 autoescolas paraenses. O objetivo foi apresentar os centros de simulação. São empresas especializadas nas aulas com simuladores. Os CFCs filiados ao sindicato terão desconto ao fazer o contrato com os centros. Só que isso ainda não garante o cumprimento da determinação do Detran-PA, cujo prazo era dia 12. 
As aulas em simuladores vêm sendo anunciadas desde 2014. Mas pelo preço dos equipamentos, em todo o Brasil, proprietários de CFCs apontaram dificuldades em ofertar essa modalidade de aprendizado.

Fonte: Portal ORM
* com informações de Victor Furtado, de O Liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário