Brasil Novo Notícias: SESSÃO ESPECIAL NA ALEPA DISCUTE PROBLEMÁTICAS DOS MUNICÍPIOS IMPACTADOS COM AS OBRAS DE BELO MONTE

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

SESSÃO ESPECIAL NA ALEPA DISCUTE PROBLEMÁTICAS DOS MUNICÍPIOS IMPACTADOS COM AS OBRAS DE BELO MONTE


Na tarde de terça-feira, 22 de outubro, aconteceu uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa do Estado do Pará – ALEPA. A sessão reuniu vários representantes de órgãos da região Transamazônica e Xingu, além de prefeitos, para discutir problemáticas da região Transamazônica e Xingu. Entre os assuntos estavam a ampliação do Hospital Regional da Transamazônica, a Segurança Pública, a recuperação das estradas e vicinais, o Plano Xingu Sustentável e a criação de um distrito industrial. “Com certeza nós teremos grandes desdobramentos a partir dessa reunião e esperamos levar resultados concretos para o povo daquela região que tanto precisa”, disse o deputado estadual Dirceu Tem Caten.
A sessão, proposta pelos deputados Dirceu Ten Caten e Martinho Carmona, reuniu no plenário da Assembleia, várias autoridades da região da Transamazônica, entre elas: o presidente da Associação do Consórcio dos Municípios de Belo Monte e prefeito de Porto de Moz, Berg Campos, de outros prefeitos da região Transamazônica, vereadores, procuradores municipais, representantes de órgãos de segurança, de saúde, além da sociedade civil. “A gente agradece a todos os deputados que aprovaram para abrir essa casa aqui para fazer essa discussão em prol das melhorias da nossa região. Atender as nossas reivindicações, a do nosso povo, e a gente assim diminuir a desigualdade que há no Estado quando se fala em regiões. E a nossa região é uma dessas, com grandes desafios a serem vencidos”, explicou o presidente da ACBM, Berg Campos.
A audiência na Alepa é parte do desdobramento do primeiro Encontro de Políticas Pública, organizado pela ACBM, que aconteceu no mês de maio em Altamira. Na ocasião foram apresentadas, à várias autoridades das esferas estadual e federal, os problemas crônicos que essa região vive há mais de quatro décadas. “Após o encontro das lideranças políticas nós tínhamos 13 demandas, e algumas dessas já estão sendo vistas por esse atual governo, e mais algumas ainda tem que ser cobradas para serem efetivadas”, afirmou a presidente do Fórum Regional de Segurança – FORSEP, Malaque Mauad.
“Essas políticas públicas demandadas aqui hoje, vão se tornar uma ferramenta capaz de voltar em forma de política publica para a toda a região da Transamazônica e do Xingu. Trazendo a Assembleia Legislativa do Pará pra dentro dessa bandeira de luta da região”, finalizou o vice-presidente da ACBM e prefeito de Brasil Novo, Alexandre Lunelli.
Por: Wilson Soares e Valéria Furlan 

Nenhum comentário:

Postar um comentário