Brasil Novo Notícias: SERVIDORES DO DETRAN/PA DENUNCIAM COLAPSO FINANCEIRO E AMEAÇAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

terça-feira, 29 de outubro de 2019

SERVIDORES DO DETRAN/PA DENUNCIAM COLAPSO FINANCEIRO E AMEAÇAM GREVE POR TEMPO INDETERMINADO

Os servidores do Departamento de Trânsito do Pará (Detran/PA) marcaram para esta tertça-feira, 29, a partir das 9 horas, ato em repúdio ao Diretor-geral do órgão, Marcelo Guedes e ameaçam entrar em greve se a categoria não for ouvida pela direção do órgão.
Os funcionários reivindicam 10% de reajuste salarial, Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) e a realização de concurso público para a capital e as regionais do Detran no interior do Estado.
Em assembleia geral realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Pará (Sindtran/PA), os funcionários decidiram entrar em estado de greve até o dia 5 de novembro, quando será realizada nova assembleia, que poderá decidir pela deflagração da greve geral por tempo indeterminado, conforme anunciado em nota pública pela entidade.
O ato público em repúdio ao diretor será realizado em frente à sede do Detran, localizado na avenida Augusto Montenegro. Os servidores afirma, que em duas ocasiões marcaram audiência para tratar da pauta de reivindicação com a diretor, mas ele se ausentou.
A segunda reunião seria realizada no dia 16 de outubro, mas o diretor Marcelo Guedes, avisou que viajaria para Brasília no dia marcado para o encontro com os servidores, de acordo com a nota pública divulgada pelo Sindtran/PA.
A audiência da diretoria do Detran com os servidores estava marcada, inicialmente, para o dia 27 de agosto, mas Guedes não compareceu, de acordo com informações da diretoria do Sindtran.

Inadimplência já alcança mais da metade da frota de veículos do Pará


De acordo com o presidente do Sindtran/PA, Elisson, o Detran passa por um momento talvez mais grave da história. O índíce de inadimplência da frota de veículos está superior a 55%.
A frota atual é de cerca de 2,1 milhões veículos e segundo dados do Sindetran, o Detran deixou de arrecadar de 2014 a 2018, cerca de R$ 830 milhões. Isto significa que o órgão desacelerou sua capacidade de arrecadação para manter a regularidade da frota em relação às taxas de licenciamento, IPVA, que é o imposto recolhido no boleto do Detran e repassado integralmente para a Secretaria  Estadual da Fazenda.
Ele afirma, que em processo histórico, 39% de inadimplência foram alcançados em 2012. Até dezembro de 2018,  o percentual subiu para 52%. Em dez meses do governo Helder Barbalho (MDB) este valor subiu para 55%. “Estamos andamento para trás”, define o presidente do Sindtran.
O Detran está em processo de colapso, segundo assegura Elisson Oliveira, com 46% de deficit de servidores. São  830 cargos vagos. Apenas 980 cargos estão preenchidos. Apesar desse cenário, não há previsão de realização de concurso público, apenas foi mantida a política de contratação de empresas privadas para realização de serviços.
Os servidores denunciam que estão sobrecarregados; que há municípios que só possuem o gerente, por isso, a direção desloca alguns trabalhadores para atender no interior. Enquanto na capital, as filas de atendimento se avolumam no setor de vistoria , sem que as vagas que deveriam ser preenchidas por concurso público sejam viabilizadas.
Além disso, não há recursos para realizar investimentos, mesmo sendo um órgão arrecadador. Os convênios com empresas privadas foram mantidos pela atual gestão e o que resta de recursos é para folha de pagamento e quase zero para investimentos, segundo denunciam os servidores.
O governo estadual prioriza a área privada em detrimento da pública, ressalta Elisson Oliveira.  “Somos uma instituição pública, que deveria ser fortalecida na sua estrutura pública. Em vez disso, o governo atual mantém os contratos exorbitantes deixados pelo governo anterior, muitos chegam a mais de R$ 100 milhões, um montante gigantesco de recurso, que o Detran tem responsabilidade de pagar às empresas, quando poderia fazer um convênio com a Prodepa, que é uma empresa estadual”, critica.
Em nota, a diretoria do Detran/PA rechaça as acusações dos servidores e afirma que realizará o concurso público para o órgãos, de acordo com a Portaria 288. Leia abaixo a íntegra:
“A direção do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) esclarece que, desde o início do ano prioriza o diálogo com os servidores, a fim de promover uma parceria que ajude a identificar os problemas institucionais e estruturais do órgão, acumulados durante anos.
A direção-geral do Detran afirma serem improcedentes as alegações do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran), e reitera que manter aberto o canal de diálogo com o quadro de servidores não é apenas obrigatório; é fundamental para reerguer a autarquia.
Também é importante ressaltar que a Secretaria de Estado de Administração (Sead) publicou no Diário Oficial, no último dia 24 de outubro, a Portaria nº 288, que instituiu a Comissão de Servidores do Detran, a qual estabelecerá tratativas acerca da realização de concurso público, que deverá ser aprovado pelo Grupo de Trabalho de Ajuste Fiscal (GTAF), nos termos do Decreto 367, de 23 de outubro de 2019, em seu artigo 3º. Essa iniciativa é fruto de compromisso assumido, e já cumprido, pelo Governo do Estado com o Sindtran.
Segundo a direção do Departamento de Trânsito, também já foram encaminhados estudos à Diretoria Administrativa e Financeira e à Coordenadoria de Gestão de Pessoas, para verificar quais setores devem atuar em regime de tempo integral ou ser remunerados por horas extras, o que também será avaliado pelo GTAF, nos termos do Decreto Governamental 367. Tudo isso reforça a disposição da direção-geral em melhorar o funcionamento do órgão, solucionando suas reais pendências”.
Fonte: Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário