Brasil Novo Notícias: SINDICATO ANUNCIA GREVE DO DETRAN PARÁ

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

SINDICATO ANUNCIA GREVE DO DETRAN PARÁ

(Imagem Ilustrativa.. Foto: Reprodução Internet)
Servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) denunciam que, por uma série de desrespeitos, perdas e arrochos salariais agravados na atual gestão, estão atravessando um dos piores momentos de sua existência.
De acordo com o sindicato da categoria, os servidores chegaram ao limite da paciência com o atual diretor-geral do órgão, Marcelo Guedes, quando “percebeu que ele demonstra ausência e descompromisso com a melhoria da autarquia”. Procurado pelo Ver-o-Fato, o Detran, por meio de sua assessoria de comunicação, emitiu nota, refutando as acusações (veja abaixo).
Os motivos de insatisfação, segundo o Sindtran, são vários, pois permanecem na instituição “as velhas políticas do PSDB, que praticam nepotismo, tráfico de influência e os velhos vícios do balcão de negócios, onde os nefastos interesses privados usurpam o interesse público”.
Neste mês de outubro, a Secretária de Administração e Planejamento havia confirmado reunião com Guedes, além do secretário da Fazenda e o Sindicato dos Trabalhadores do Detran para o dia 16 às 16h, mas, o diretor do Detran viajou para Brasília, causando cancelamento da agenda. Conforme o sindicato, Guedes já havia se ausentado da primeira reunião de negociação com o governo do Estado, no dia 27 de agosto.
“Outros comportamentos de descompromisso com o serviço público ficaram evidenciados quando Marcelo Guedes extinguiu a Comissão Especial de Servidores da DTI; da mesma forma não autorizou a publicação da comissão de vistoriadores requerida em maio para fortalecer e modernizar a atividade de vistoria e tão pouco ele se digna em aditar, por portaria, o prazo de funcionamento da comissão especial de estudos para revisão das leis de estrutura organizacional e do PCCR (plano de cargos e salários”, acusa o sindicato.
“Marcelo Guedes deixou o Detran sem veículos por 90 dias, causando descontinuidade no serviço público, o que afetou várias atividades e setores da autarquia e demonstra comportamento ausente e incompetente quanto a gravidade dos números financeiros, estatísticos e funcionais que indicam um rumo de evidente colapso nos serviços prestados pelo Detran”, prossegue.
Na avaliação do sindicado, “Guedes vive inebriado pelo poder, encastelado em seu gabinete, de onde não sai para ver o drama e o sufoco que atravessam as áreas sucateadas da autarquia e sequer vai à vistoria, que fica ao lado de sua sala”.
Para o sindicato, Marcelo Guedes não prioriza questões importantes para os servidores e para o fortalecimento do Detran. “É como se estivesse ali chocando os ovos deixados pelo governo tucano de Jatene e Andrea Hass, com os contratos, convênios e termos de cooperação herdados do PSDB”.
Diante da posição do diretor, “os servidores e servidoras do Detran cansaram de embromação” e acreditam que “já passou da hora de dar um basta nesses adiamentos e protocolos burocráticos”. Por isso, “se não tem negociação, o caminho é uma greve por tempo indeterminado”. Nesta terça-feira, 29, os trabalhadores realizam manifestação em frente à sede do órgão, na Augusto Montenegro.
A resposta do Detran
” A direção do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) esclarece que, desde o início do ano prioriza o diálogo com os servidores, a fim de promover uma parceria que ajude a identificar os problemas institucionais e estruturais do órgão, acumulados durante anos.
A direção-geral do Detran afirma serem improcedentes as alegações do Sindicato dos Trabalhadores de Trânsito do Estado do Pará (Sindtran), e reitera que manter aberto o canal de diálogo com o quadro de servidores não é apenas obrigatório; é fundamental para reerguer a autarquia.
Também é importante ressaltar que a Secretaria de Estado de Administração (Sead) publicou no Diário Oficial, no último dia 24 de outubro, a Portaria nº 288, que instituiu a Comissão de Servidores do Detran, a qual estabelecerá tratativas acerca da realização de concurso público, que deverá ser aprovado pelo Grupo de Trabalho de Ajuste Fiscal (GTAF), nos termos do Decreto 367, de 23 de outubro de 2019, em seu artigo 3º. Essa iniciativa é fruto de compromisso assumido, e já cumprido, pelo Governo do Estado com o Sindtran.
Segundo a direção do Departamento de Trânsito, também já foram encaminhados estudos à Diretoria Administrativa e Financeira e à Coordenadoria de Gestão de Pessoas, para verificar quais setores devem atuar em regime de tempo integral ou ser remunerados por horas extras, o que também será avaliado pelo GTAF, nos termos do Decreto Governamental 367. Tudo isso reforça a disposição da direção-geral em melhorar o funcionamento do órgão, solucionando suas reais pendências”.
(Fonte: Ver o Fato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário