Brasil Novo Notícias: MP interdita matadouro em Porto de Moz

terça-feira, 4 de outubro de 2016

MP interdita matadouro em Porto de Moz

Uma fiscalização realizada na semana passada visitou o matadouro da cidade de Porto de Moz, no Pará. A vistoria foi realizada pela promotora de Justiça do município, Juliana Felix, em parceria com as técnicas do Grupo de Apoio Técnico Interdisciplinar (Gati) do MPPA, Diana Braga e Maria do Carmo Farias, além de uma equipe de policiais de civis.
Na vistoria no matadouro da cidade a equipe encontrou o local em péssimas condições de higiene. O espaço foi interditado por ausência de condições higiênico sanitárias, ausência de registro nos órgãos de fiscalização, além de causar danos ambientais uma vez que todos os dejetos eram despejados no meio ambiente sem nenhum tratamento. As vísceras dos animais eram tratadas no rio, fazendo uso de cal. O local foi construído sem obedecer qualquer legislação sanitária, ambiental e os equipamentos e utensílios usados são inadequados para o abate de animais.
Segundo a promotora Juliana Felix, a negligência interfere diretamente na qualidade das carnes, levando-as à deterioração e tornando-as suspeitas ou nocivas à saúde do consumidor. “Os animais mortos e as carcaças condenadas são despejados no meio ambiente sem tratamento prévio. Todas as partes condenadas pela inspeção sanitária são consideradas de alto risco e devem ser processadas em graxarias inspecionadas e autorizadas, para garantia dos processos que levam à esterilização destes materiais”, lamentou a promotora. 
As informações são do Ministério Público do Pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário