O esquema envolveria recebimento de dinheiro de empresários por servidores públicos (Foto:Divulgação/PF) |
A Polícia Federal prendeu o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, César Faria (PSD), na manhã desta quarta-feira (12), durante a operação Ave de Rapina, que apura crimes contra a administração pública da capital de Santa Catarina. O vereador Badeko (PSD), com mandado de prisão, é considerado foragido.
Cerca de 200 agentes da corporação aprenderam documentos e buscam prender pessoas ligadas a um suposto esquema de corrupção na Câmara de Vereadores e nos órgãos municipais Instituto de Planejamento Urbano e Fundação Cultural Franklin Cascaes. O presidente da fundação também foi preso.
Segundo a PF, servidores das três instituições recebiam propinas de empresários e políticos. No caso da Câmara, a suspeita é de que empresários pagavam para obter legislação favorável a seus interesses.
As investigações estão sendo realizadas ao mesmo tempo nas cidades de Joaçaba (SC) e em Porto Alegre, Flores da Cinha, Santa Cruz e Vera Cruz, estas no Rio Grande do Sul.
Um dos focos da investigação é o pagamento de propinas na licitação e colocação de lombadas eletrônicas. Outra linha da operação é a de identificar fraudes em eventos culturais.
Até as 10h a prefeitura e as entidades investigadas não haviam se posicionado sobre a ação policial
Renan Antunes de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário