Brasil Novo Notícias: Novas culturas são alternativas de renda para agricultores do Xingu

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Novas culturas são alternativas de renda para agricultores do Xingu


O Dia de Campo reuniu 150 produtores e técnicos na propriedade de José Correia Lima, 57 anos, na estrada vicinal 12, da Rodovia Transamazônica, em Brasil Novo. Promovido pela Norte Energia, o evento celebrou a troca de experiências entre agricultores que já cultivam abacaxi e os interessados em diversificar sua produção com o fruto.

Agricultor na região desde 1988, José Correia já plantava abacaxi antes da assistência técnica da Norte Energia transformar seu imóvel em uma unidade demonstrativa, referência para outros produtores do município. Ele e mais duas famílias receberam 21 mil mudas de abacaxi e iniciaram a plantação em junho de 2014. Agora estão preparados para colher os frutos.

Com acompanhamento de técnicos agrícolas, a produção renderá cerca de 60 mil mudas de abacaxi para 23 produtores da Associação de Agricultores Familiares de Brasil Novo, presidida por José Correia. “Agora a gente acredita que pode dar certo. A colheita deu resultado com 90% dos frutos com qualidade para entrar muito fácil no mercado”, comenta.

No Dia de Campo, os agricultores viram de perto os frutos bonitos de um trabalho de um ano e três meses, já interessados nas mudas para plantar. Comerciantes também visitaram a plantação de José, como Uiris Gomes, 39 anos. “O produto é excelente. Com certeza vamos fechar negócio no tempo da colheita”, comenta o comprador.

O programa de apoio à agricultura familiar da Norte Energia cria as unidades demonstrativas como incentivo para os produtores próximos. A ideia é mostrar que na prática como a tecnologia agrícola, nova para muitos produtores, pode funcionar e é fácil de aplicar nas propriedades da região.

Com unidades em Altamira, Brasil Novo, Vitória do Xingu e Medicilândia, o projeto trabalha o cultivo de novos produtos, distribuindo conhecimento e gerando renda. Um dos resultados mais evidentes dessa iniciativa da Norte Energia é a produção de mais de 900 toneladas de hortaliças vendidas para o Consórcio Construtor Belo Monte. Produtos feitos na região que vão parar no prato dos trabalhadores que usam os refeitórios dentro dos canteiros da Usina.

A Norte Energia já realizou 3.700 visitas técnicas de orientação à produção rural e 17 eventos de capacitação, os quais envolveram cerca de 500 famílias de agricultores. Em Brasil Novo, reuniram-se trabalhadores de sete entidades, sendo uma cooperativa e seis associações da região. 

As informações são da Norte Energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário