Brasil Novo Notícias: Assistência técnica será ampliada para garantir o Programa de Cacau no Pará

quarta-feira, 29 de junho de 2016

Assistência técnica será ampliada para garantir o Programa de Cacau no Pará

O cumprimento de 94,01% da meta de assistência técnica às famílias produtoras de cacau programada para 2015 no Pará levou o conselho gestor do Fundo de Desenvolvimento da Cacauicultura no Estado (Funcacau) a discutir um plano de ampliação do serviço a partir deste ano. A meta não atingiu 100% em função do esgotamento dos escritórios locais de extensão rural, segundo avaliação dos técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).
Um grupo de trabalho formado por técnicos da Sedap, Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vai elaborar uma proposta de intensificação do atendimento para ser discutida na reunião extraordinária do conselho gestor do Funcacau, no dia 9 de agosto. O plano é para garantir a execução do Programa de Desenvolvimento da Cacauicultura no Pará (Prodecacau) e será executado a partir de setembro para atender 1.500 famílias nas regiões produtoras até 2019, de acordo com projeto já existente na Emater.
A decisão foi tomada nesta terça-feira, 28, durante reunião do conselho gestor do Funcacau, presidido pelo secretário Hildegardo Nunes, na Sedap. Os conselheiros consideraram satisfatórios os resultados do Prodecacau em 2015, quando foram produzidas mais de 15 milhões de sementes híbridas de cacau para atendimento dos produtores. A expansão da área cultivada foi de 38%, a menor taxa desde que o programa foi implantado, em 2011. Em compensação, a renda circulante cresceu 146% em decorrência da elevação do preço do cacau no mercado.

Nas ações para 2016, além do maior investimento na área de assistência técnica, a defesa sanitária também terá o reforço da capacitação de técnicos para identificação e controle da monilíase, doença do cacau que ainda não entrou no Pará. Na área da agroindústria, destaque para o incentivo à produção artesanal com a criação de uma linha de processamento de pequena escala. A participação de produtores em eventos nacionais e internacionais é uma estratégia para estimular a capacitação, o desenvolvimento tecnológico, a melhoria das amêndoas e a verticalização da produção, especialmente do chocolate Premium, atual foco do Prodecacau.
Nos últimos cinco anos, a produção paraense de cacau cresceu de 68.400 para 105.835 toneladas, concentrando 42% da produção brasileira. A taxa média de crescimento anual é de 13% e a produtividade é de 903 quilos por hectare, a maior do mundo. Hoje o Pará é o segundo maior produtor brasileiro, mas a meta do Prodecacau é posicionar o estado em primeiro lugar no hanking nacional até 2023, meta que poderá ser antecipada, segundo previsão do superintendente da Ceplac, Jay Wallace.


Por: Leni Sampaio

Nenhum comentário:

Postar um comentário