Brasil Novo Notícias: Passagem da tocha olímpica em Belém é marcada por homenagens ao esporte brasileiro

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Passagem da tocha olímpica em Belém é marcada por homenagens ao esporte brasileiro

Centenas de pessoas acompanharam a passagem da tocha olímpica pelas ruas da capital paraense, nesta quarta-feira (15). O trajeto de 32km, teve início por volta das 13h, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão, e foi liderado pelo atleta de MMA Lyoto Machida. O comboio passou por vários bairros de Belém dentro do tempo previsto pela organização e às 19h45, conduzida pela modelo paraense Caroline Ribeiro, a chama chegou ao final do percurso, no Portal da Amazônia, onde foi recebida com uma grande festa pelo público presente.
O revezamento foi feito a cada 200 metros, totalizando 162 condutores, acompanhados por dois comboios, um oficial e outro avançado. Na lista, esportistas, artistas da música, arte, professores e estudantes da rede pública estadual e municipal, indígenas, representantes de grupos ligados a preservação do meio ambiente e inclusão social. Entre eles estava a cantora Gaby Amarantos. “Esse momento é muito especial. Estou muito emocionada por poder representar a minha cidade. Essa é uma oportunidade para o paraense, que não vai poder estar nas olimpíadas, sentir esse espírito olímpico”, afirmou a cantora, que é uma das madrinhas do time olímpico junto com grandes artistas nacionais.
Quem também participou do revezamento foi a cantora Fafá de Belém. Ela recebeu o símbolo olímpico na avenida Generalíssimo Deodoro, próximo ao hospital em que nasceu. “Carregar a tocha é uma grande responsabilidade, e sair aqui do lado da maternidade onde eu nasci, e cantando por essa cidade, por essas ruas de Belém é maravilhoso. E é maravilhoso também ser mais um de nós, falando dos nossos povos indígenas”, relatou emocionada.

Durante o circuito, a tocha olímpica passou pelos principais pontos turísticos da capital. Na Basílica Santuário de Nazaré, houve uma parada para uma benção especial conduzida pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém, Dom Irineu Roman, e o Reitor do Santuário, Padre Francisco Assis Oliveira. De lá o revezamento continuou, passando pelo  Museu Emílio Goeldi, Palacete Bolonha, Ver-O-Peso, Complexo Feliz Lusitânia, seguindo para o Portal da Amazônia.
No trajeto, muitas homenagens. Famílias inteiras enfeitavam suas casas com bandeiras do Brasil ou vestiam a camisa verde e amarela. Estudantes das escolas do caminho também aguardavam a passagem da tocha com apresentações de danças regionais e música, em uma grande festa de celebração do esporte brasileiro. Uma das apresentações foi feita pelo grupo parafolclórico Asa Branca, criado pelo colégio da rede pública estadual Avertano Rocha, e que hoje também reúne docentes e discentes de outras instituições de ensino e comunidade de Icoaraci.
“Somos um grupo que leva a cultura paraense para todos os cantos da nossa terra. E hoje estamos aqui também em parceria com a escola municipal Avertano Rocha para celebrarmos esse momento histórico em nosso Estado”, comentou Geovania Santos Paiva, integrante do grupo e diretora da escola estadual Profª Hilda Vieira, em Belém. Um aluno de seu colégio, Krisley Almeida, atleta de judô, também participou do revezamento conduzindo a tocha em um trecho da avenida Dr. Freitas.
A passagem da tocha por Belém é uma grande oportunidade de envolver os paraenses nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016, além de mostrar a diversidade e a beleza do Estado para espectadores em todo o mundo. “A emoção é muito grande. É fantástico poder participar e ao mesmo tempo é uma grande responsabilidade conduzir este símbolo. Tive a felicidade de estar em duas olimpíadas e hoje estar representando nosso estado mais uma vez não dentro de uma competição, mas sim na abertura de uma é gratificante”, afirmou o treinador de boxe Ulysses Pereira.
Segurança – Ao todo 730 agentes municipais, estaduais e federais atuaram no esquema de segurança e no trânsito, que também contou com 50 viaturas e um helicóptero. Deste total, 252 foram homens da Polícia Militar e 250 do Exército. O entorno do trajeto também contou com equipes de segurança.
O revezamento da tocha olímpica em Belém foi organizado pelo Comitê Rio 2016 com apoio da Prefeitura Municipal. O Governo do Estado participou por meio de seus órgãos de segurança, trânsito e esporte dando suporte a realização do evento.
Revezamento – A jornada da chama teve início no dia 21 de abril, em Olímpia, na Grécia, cidade-berço dos Jogos e chegou em Brasília (DF) no dia 3 de maio para o início do revezamento. A chama já passou pelos Estados de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Tocantins, Maranhão, e em seguida o Pará. Depois da capital paraense, a chama olímpica segue nesta quinta-feira (16) para Macapá, no Amapá e retorna ao Estado na sexta-feira (17), com destino a Santarém.
O esquema de segurança montado para a cidade do oeste paraense vai contar com 400 homens, entre agentes federais, estaduais e municipais. O percurso será dividido em duas partes: serão percorridos 3,5km em Alter do Chão, e depois mais 16 km, pelas ruas de Santarém. De lá segue para Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Rio de Janeiro.
Cerca de 12 mil brasileiros em 327 cidades de todas as regiões do país terão a oportunidade de carregar o Fogo Olímpico. Durante 95 dias, a chama percorrerá 20 mil km por rodovias e 10 mil milhas aéreas para celebrar o espírito olímpico e levar a mensagem de paz, união e amizade de norte a sul do Brasil. O revezamento termina em 5 de agosto, no Rio de Janeiro, com o acendimento da Pira Olímpica na cerimônia de abertura dos jogos.


As informações são da Agência Pará

Nenhum comentário:

Postar um comentário