Brasil Novo Notícias: DÍVIDAS PREJUDICA PREFEITURA DE SENADOR JOSÉ PORFÍRIO

sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

DÍVIDAS PREJUDICA PREFEITURA DE SENADOR JOSÉ PORFÍRIO

Em uma reunião realizada na quarta-feira (25), em Senador José Porfírio (Souzel), na região do baixo Xingu, cerca de 500 moradores e 20 lideranças comunitárias, tomaram conhecimento da situação financeira e administrativa em que foi entregue a prefeitura da cidade, pela gestão de Carlos José da Silva, PR, (Uchôa), com dívidas, falta de equipamentos básicos, salários atrasados e retenção de verbas públicas por quebras de acordos com a previdência social. O novo prefeito, Dirceu Biancardi, PSDB, se deparou com cofres praticamente vazios, maquinários quebrados e dívidas astronômicas em secretarias essenciais como SAÚDE e EDUCAÇÃO.
“Só na educação, nos temos dívidas com a companhia de energia elétrica que ultrapassam os 148 mil reais ainda do ano passado, e como se não bastasse, a gestão anterior não cumpriu o pagamento das parcelas atrasadas nem a dívida corrente com a previdência social, resultando na retenção do FPM (Fundo de Participação do Município) nos dias 10 e 20 de Janeiro deste ano, e provavelmente teremos mais retenção agora dia 30, essa situação atrapalha nossa gestão e causa prejuízos imensuráveis para a nossa população” explicou Biancardi
Segundo a receita federal em comunicados à prefeitura, a retenção dos recursos citados pelo prefeito, se deu por que a gestão anterior não quitou as parcelas de dívidas com a previdência social, referênte aos meses de agosto, setembro, novembro e dezembro de 2016. Uchôa ainda deixou dívidas maiores na saúde, salários atrasados de funcionários em novembro, dezembro e parte do 13º.
Para piorar o quadro de dívidas, Uchôa não efetuou o recadastramento obrigatório da prefeitura, junto as agências financeiras para movimentação de fundos como da educação, saúde, assistência social além de repasses federais, o que engessa o andamento de investimentos para a cidade.
“Isso prejudica toda a gestão do município, recebemos a prefeitura sem papel para imprimir um ofício, salas sem computadores e essa situação inviabiliza qualquer governo; como podemos comprar combustível para máquinas? Medicamentos para hospitais? contratar médicos e enfermeiros, encontramos a saúde em greve e sem receber salários, a administração em Souzel está em situação crítica e estamos buscando solução para isso” explicou Valmiro Machado, secretário de Administração de Senador José Porfírio
O secretário de administração esclarece ainda que o desfalque na saúde já está beirando 1 milhão de reais, uma vez que ficaram também dívidas de fornecedores e prestadores de serviços e em caixa ficou pouco mais de 70 mil reais.
Os moradores que participaram da reunião, tiveram acesso aos documentos, extratos e balanço das dívidas levantada pela equipe técnica da prefeitura durante a transição de governo e início da nova gestão, a assessoria juridica do município deve tomar as medidas cabíveis na forma da lei para solucionar os graves problemas administrativos, vem como responsabilizar gestores que deixaram a cidade nas condições.
Tentamos contato com a assessoria do ex-prefeito Uchôa, mas ninguém foi encontrado para falar sobre o assunto.

Por: Felype Adms

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário