Brasil Novo Notícias: ÍNDIOS OCUPAM SEDE DO IBAMA EM PROTESTO

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

ÍNDIOS OCUPAM SEDE DO IBAMA EM PROTESTO

Entre as principais reivindicações dos indígenas está o cumprimento de itens do plano básico ambiental, o PBA, já que algumas obras teriam sido iniciadas nas aldeias, porém, foram paralisadas antes de serem concluídas. No início da tarde desta segunda-feira (23), as lideranças indígenas decidiram ocupar a sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, IBAMA. Eles exigiam que o órgão entrasse em contato com a Norte Energia para que a empresa se comprometesse a enviar um representante para a reunião que está marcada para esta quinta-feira (26). Os caciques dizem que a paralisação das obras se deu por conta da falta de renovação de contrato com as empresas terceirizadas pela Norte Energia para execução dos serviços.
Semana passada os mesmos índios estiveram no Ministério Público Federal de Altamira para reivindicar uma reunião com a Fundação Nacional do Índio, FUNAI, e Norte Energia.Os indígenas das etnias Xipaia, Araras, Assurini, Araweté, Parakanã e Kuruaya estão preocupados, já que segundo eles, os idosos e as crianças estariam adoecendo por falta de água potável. O projeto de atividade de geração de renda também estaria sendo prejudicado.
Os povos afirmaram que só irão desocupar a sede do IBAMA quando obtiverem um documento de compromisso de participação da Norte Energia na reunião marcada para quinta-feira (26).

Reportagem: Paulo oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário