Brasil Novo Notícias: VACINA REDUZ CASOS DE FEBRE AMARELA

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

VACINA REDUZ CASOS DE FEBRE AMARELA

Na última semana, o Ministério da Saúde confirmou mais 30 mortes e 133 casos de Febre Amarela notificados nos estados de Minas Gerais e São Paulo.  O mosquito transmissor da doença é o Aedes Aegypti, o mesmo da dengue. As incidências são maiores entre dezembro e maio, em regiões silvestres e rurais.  Para prevenir um surto da doença nas demais regiões do Brasil, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 16 milhões de doses para imunização em todo o país.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, apenas duas doses já são suficientes para a proteção durante toda a vida. Também é importante ficar atento aos sintomas iniciais da doença, que incluem:
- Febre;
- Calafrios;
- Dores; (de cabeça ou em outras partes do corpo)
- Náuseas;
- Vômitos;
- Fadiga;
- Fraqueza.
E em casos graves, os sintomas são:
Sintomas em casos graves:
- Febre alta;
- Hemorragia;
- Choque;
- Insuficiência múltipla dos órgãos.
Podendo levar o enfermo à morte. Caso você identifique algum destes sintomas, procure um médico ou um posto de saúde mais próximo com urgência.
A partir dos nove meses de idade, já pode ser feita a imunização, ou em até seis meses, quando o grau de surto da doença está alto. O horário de maior risco de ser infectado pelo mosquito é entre às 9 horas da manhã e as quatro da tarde.
Reportagem: Jonas Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário