Representantes da empresa Belo Sun receberam a imprensa local na noite desta quinta-feira (09) para apresentar o projeto volta grande e esclarecer pontos sobre o empreendimento. Uma das preocupações levantadas foram os impactos ambientais e sociais da obra do projeto somados aos da usina Hidrelétrica Belo Monte.
A empresa canadense possui 53 funcionários brasileiros. Destes 86% são da região do projeto. Com o início da obra, serão mais de dois mil contratados, incluindo mão de obra local, para o empreendimento que tem previsão de doze anos de vida útil. Os estudos sobre os recursos minerais começaram há quarenta anos para descobrir a viabilidade até alcançar os licenciamentos. O investimento total do projeto será de mais de um bilhão de reais. Na apresentação várias questões foram levantadas, entre elas os planos de realocação para as comunidades afetadas e benefícios para os municípios no entorno, como Altamira.
As contratações devem começar a partir do terceiro trimestre. Para este ano a previsão é de quinhentos funcionários. O diretor da empresa falou ainda sobre a relação com a Funai e que está aberto para parcerias e diálogo.
Reportagem: Natalia Silva
Fonte: Vale do Xingu
Nenhum comentário:
Postar um comentário