Brasil Novo Notícias: PRESOS DA OPERAÇÃO POSEIDON EM ALTAMIRA, SÃO TRANSFERIDOS PARA BELÉM

quarta-feira, 24 de maio de 2017

PRESOS DA OPERAÇÃO POSEIDON EM ALTAMIRA, SÃO TRANSFERIDOS PARA BELÉM

O vôo deixou Altamira por volta 8h da manhã desta quarta-feira (24) no aeroporto da cidade, um avião do governo do estado foi encaminhado para dar apoio às equipes da Polícia Civil que desencadearam a “Operação POSEIDON”, que investiga o crime de Biopirataria nos rios Amazônicos. Foram transferidos para Belém os acusados, Deusdette Almeida da Silva, Rudinei Silva Batista, Elenilson Passos de Araújo, Paulo Roberto Silva Reis e Robson Passos Araújo.
O grupo foi preso nesta terça (23) na operação “POSIEDON” da polícia civil através da DEMA – Divisão Especializada em Meio Ambiente, eles são acusados de estarem traficando peixes ornamentais para fora do Brasil, além da pesca predatória, os animais sofriam maus tratos, visto que eram transportados em pequenos sacos, com quantidade limitada de água e oxigênio, fazendo com que muitos morressem na viagem.

Em Altamira familiares dos irmãos Araújo comentaram o caso e negaram que houvesse prática de crimes no comércio de peixes ornamentais, a família garante que o trabalho era feito de forma regular e com documentação. Uma advogada está cuidando do caso.
Segundo o delegado Marcos Miléo, o grupo era associação criminosa interestadual, especializada na captura predatória dos peixes e raias dos rios Amazônicos, que atuavam saindo dos municípios de Itaituba e Altamira, de onde surgem três rotas: para Belém, Santarém e para o Amazonas. As investigações que desencadeou a operação POSEIDON para chegar até o grupo já vinham acontecendo há um ano, os trabalhos de combate a BIO Pirataria, vão continuar foi o que afirmou o delegado que também investiga para aonde eram levados os peixes e raias capturaras ilegal nos rios Amazônicos.

Nosso trabalho está tendo uma parte dessas investigações, de posse dos documentos e depoimentos, novas operações podem ser realizadas” explicou Miléo.

Em Manaus, Itaituba e Santarém também foram feitas prisões e apreensões, no total 20 pessoas foram presas, várias armas e dinheiro foram apreendidos e animais soltos. Contra o grupo pesa ainda a acusação de lavagem de dinheiro, uma vez que os valores recebidos pelos traficantes são reinvestidos em empresas aparentemente lícitas. Raias e mais de 500 acaris foram apreendidos durante a operação, em Altamira os animais foram devolvidos ao rio Xingu.


Por: Midiane Chaves e Felype Adms
Fonte: Xingu230

Nenhum comentário:

Postar um comentário