Brasil Novo Notícias: BRASIL NOVO REAATIVA O CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

quinta-feira, 29 de agosto de 2019

BRASIL NOVO REAATIVA O CONSELHO MUNICIPAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL


Na manhã de quinta-feira (29-08) os técnicos da Secretaria de Estado e Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER) encerraram as atividades no Município com a continuidade da Oficina de Inclusão Produtiva e a Palestra sobre Inclusão Socioprodutiva e Soberania Alimentar.
Na oficina de Inclusão Produtiva, realizada pelo Técnico em Gestão Social, Rildo Medeiros, foi explicado como fazer projetos para buscar melhorias na atividade produtiva.
Em seguida na Palestra proferida pelo Coordenador Estadual de Inclusão Socioprodutiva, Paulo Nascimento, foram relacionados os diversos aspectos e caminhos que podem ser construídos de forma conjunta entre os diversos atores sociais como os Governos municipais, estadual e federal, os òrgãos de assistência técnica e instituições como a Emater, Ceplac, Adepará, Embrapa, as cooperativas, as associações de Agricultores, os Sindicatos dos Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais, as instituições financeiras de crédito que podem contribuir para o desenvolvimento da agricultura familiar. "As vezes não precisa de muito para as coisas acontecerem, porque vocês já produzem e já sabem o que fazer, as vezes é um detalhe, um ajuste", explicou Paulo, fazendo referência ao slogan do Governo Municipal, "Que juntos somos mais fortes".

Antes de encerrar as palestras, o Coordenador de Inclusão Produtiva, mostrou as propostas e estratégias que os agricultores podem encaminhar para a SEASTER na forma de projetos para 2020, e a formação da rede via whatsapp para a troca de informações e construção de Projetos para atrair recursos e o desenvolvimento das atividades.
Ao final da palestra foram sorteados dois KITs Produtivos, próprios para a lavoura do Cacau. As ganhadoras foram a agricultora Maria Vieira Farias moradora da Cacaulândia, e a técnica Vanessa Frutuoso, da Cooperativa do Cacau Orgânico - Coopoxin.
Na atividade desta quinta-feira participaram além dos agricultores os representantes da CEPLAC, EMATER, ADEPARÁ, Coopoxin, Sicredi, a Nutricionista da SEMED, Associação dos Produtores da Agrovila Carlos Pena Filho (APROCAPEFI) e outros.
Na tarde de quarta-feira (29/08), foi realizada a plenária municipal de Reativação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar, órgão muito importante para que o Município participe do Sistema de Segurança Alimentar e possa acessar como por exemplo aos Programas de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e com isto potencializar a produção local.

Por: Luis Henrique Silveira
Fonte:ASCOM/PMBN

Nenhum comentário:

Postar um comentário