Brasil Novo Notícias: Profissionais de saúde participam de oficina da campanha “Novembro Azul”

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Profissionais de saúde participam de oficina da campanha “Novembro Azul”


Nesta terça e quarta-feira, 11 e 12, técnicos da Coordenação Estadual de Saúde do Homem estarão em Altamira para conduzir uma oficina direcionada aos profissionais da região de Saúde do Xingu, cujo conteúdo inclui detalhes sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, estimulada pelo Ministério da Saúde, e palestras sobre câncer de próstata, câncer de pênis, HPV, hipertensão arterial e diabetes.

O objetivo é incentivar gestores e profissionais de saúde do município a promover mais ações de prevenção para doenças masculinas, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Saúde do Homem, descentralizará este ano para o interior do Estado a programação da campanha “Novembro Azul”, criada para convencer os homens sobre os perigos da evolução do câncer, sobretudo o de próstata.A ação pretende aproximar a população masculina dos serviços de saúde, criando um vínculo com quem em geral apresenta forte resistência antes de procurar assistência médica. “Para os profissionais de saúde, tentar mudar esse comportamento conscientizando os homens sobre a importância da prevenção e do tratamento adequado é um verdadeiro desafio”, explica o odontólogo Andrei Porpino, um dos técnicos da Coordenação Estadual de Saúde do Homem.

O coordenador de Saúde do Homem, Marcelo Dias, disse que a Política de Saúde do Homem ainda é recente e que as unidades de saúde do interior ainda estão se preparando para receber a população masculina da mesma forma que sempre receberam mulheres e crianças. “Os profissionais ainda não sabem como abordar o paciente masculino e perceber seus problemas”, explicou, “Então, a política veio para orientar e prevenir”, acrescenta.

Além de Altamira, a agenda da campanha “Novembro Azul” cumprirá ciclos de palestras no dia 12, às 18h30, para funcionários do jornal O Liberal; no dia 20 para servidores do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Pará (Igeprev) e no dia 28 para os servidores da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa). A agenda de consolidações da Política de Atenção Integral à Saúde do Homem prossegue no dia 17, de 8 às 18 horas, com uma oficina na Região de Saúde Metropolitana III, em Castanhal. Com a mesma carga horária, no dia 19 será a vez de Paragominas e, nos dias 25 e 26, a atividade acontece em Marabá.

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário