Brasil Novo Notícias: Semas apreende 2,9 mil m³ de madeira em Paragominas e Tomé-Açu

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Semas apreende 2,9 mil m³ de madeira em Paragominas e Tomé-Açu

Quatro empresas foram fiscalizadas em
Tomé-Açu e duas delas foram autuadas por
terem mais madeira do que o saldo informado no Sisflora
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) apreendeu mais de 2,9 mil metros cúbicos de madeira serrada e em toras, sem origem legal, nos municípios de Paragominas e Tomé-Açu, no nordeste do Pará. A atividade ilícita foi flagrada durante ação contra o desmatamento ilegal, no período de 12 a 29 de agosto. O volume das mais de 50 espécies de madeira foi retirado de uma área maior do que 70 campos de futebol.
Quatro empresas foram fiscalizadas em Tomé-Açu e duas delas foram autuadas por terem mais madeira do que o saldo informado no Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora). Além disso, a empresa estocou no pátio espécies diferentes das declaradas no sistema. Foram apreendidos mais de 800 metros cúbicos de faveira, roxinho, jatobá, louro, ipê, guajará, cumaru, andiroba e amarelão, entre outras espécies. As empresas autuadas serão suspensas no Sistema de Cadastros de Consumidores de Produtos Florestal (Ceprof) e, assim, impedidas de comercializar produtos de origem florestal.
A Semas apreendeu mais de 2,9 mil metros
cúbicos de madeira serrada e em toras,
sem origem legal, nos municípios de
Paragominas e Tomé-Açu
Em Paragominas, foram apreendidos 2,1 mil metros cúbicos de madeira das espécies angelim pedra e vermelho e copaíba, entre outras. A ação é resultado do trabalho da Diretoria de Fiscalização da Semas, por meio da Sala de Monitoramento Ambiental, que identificou falta de movimentação no Ceprof desde 2014 por uma madeireira. Uma equipe de fiscais, acompanhados pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) e Grupamento Tático de Operações de Paragominas, foi ao local para averiguar se havia alguma movimentação física, quando constataram o ilícito ambiental.
Os trabalhos de fiscalização estão sendo intensificados pela Semas desde o início do ano. Equipes das gerências de Fiscalização Florestal e de Monitoramento Ambiental também fazem ações nos municípios de Santarém e Juruti, no oeste do Estado, onde três empreendimentos foram encontrados com irregularidades.
Naiana  Gaby Ferraz Monteiro Santos
Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário