BRASIL NOVO NOTÍCIA: PM apreende tartarugas em Senador José Porfírio

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

PM apreende tartarugas em Senador José Porfírio


Na manhã de ontem, 03, a Polícia Militar de Senador José Porfírio, sudoeste do Pará, apreendeu cerca de 30 tartarugas da Amazônia.
Os quelônios estavam em um curral nos fundos de uma casa na Rua Henrique Dias, próximo a Escola Jorge Queiroz, as denúncias foram feitas durante uma ronda de rotina dos militares. O acusado de ser responsavel pelo cativeiro clandestino chegou a atender os policiais, mas depois fugiu.
“Ele é conhecido aqui na cidade por “Careca”, nos abordamos o indivíduo e encontramos primeiramente duas tartarugas, depois verificando no quintal da casa, encontramos cerca de 25 animais dentro de um curral, acionamos a SEMMA e os fiscais levaram as tartarugas para soltura no rio Xingu” Explica o Sargento Júnior da PM.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente usou uma lancha para transportar e soltar os animais em ilhas próximo ao Tabuleiro do Embaubal.
A polícia militar alerta que de acordo com o Art. 29 da Lei 9605/98 (Lei dos Crimes Ambientais) que quem mata, persegue, caça, apanha ou utiliza de espécies da fauna silvestre, nativa ou em rota migratória, sem a devida permissão, autorização ou licença da autoridade competente, ou em desacordo com o documento obtido, incorre em crime ambiental, cuja pena pode variar em detenção de seis meses a um ano e multa.
Incorrem também nas mesmas penas quem, por exemplo, impede na procriação da fauna, bem como, modifica, danifica ou destrói ninhos, abrigos e criatórios da vida natural; vende, expõe à venda, exporta, adquire, guarda, tem em cativeiro, depósito, utiliza ou transporta ovos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário