Brasil Novo Notícias: Merendeira de escola de Vitória do Xingu fica em 2º lugar em concurso de merenda escolar

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Merendeira de escola de Vitória do Xingu fica em 2º lugar em concurso de merenda escolar


Maria da Conceição Ferreira do Carmo, que trabalha fazendo a merenda de alunos da escola municipal de educação infantil e fundamental do Evangelho, de Belo Monte, zona rural de Vitória do Xingu, no sudoeste do Pará, ficou em segundo lugar da região Norte no concurso denominado “Melhores receitas da merenda escolar”, promovido pelo Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O resultado saiu nesta quinta-feira (28), em Brasília.

Ela participou do concurso com a receita da farofa nutritiva, feita com grão de bico, soja, cenoura, beterraba, cebolinha, pimenta de cheiro, farinha de puba, entre outros itens regionais.

A vitoriense ficou entre as 15 finalistas do concurso após uma etapa regional e disputou com mais duas paraenses o prêmio de melhor receita. A vencedora foi a merendeira Maria Arlete da Silva, de Paraupebas, com a receita de arroz de cuxá com charque.

Na quarta-feira (24), a vitoriense Maria da Conceição participou da “prova de fogo”, preparando pratos para serem avaliados pelo júri, composto por um chef de cozinha, uma nutricionista, um conselheiro de alimentação escolar, uma aluna da rede pública e um convidado. De acordo com o MEC, os profissionais avaliaram a viabilidade do uso da receita na alimentação escolar, valorização dos hábitos locais, criatividade, aroma, sabor, textura e cor.

A farofa nutritiva é preparada com ingredientes cultivados pelos próprios alunos na horta da escola. A receita foi usada até mesmo como atividade multidisciplinar, sendo estudada nas disciplinas de português, matemática e geografia.

Além de Maria da Conceição, estiveram presentes em Brasília o vice-prefeito de Vitória do Xingu, José Caetano; o chefe de gabinete da prefeitura, Johmny Carvalho; e a nutricionista da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Daniele Damasceno.

Confira a receita da farofa nutritiva:

Ingredientes

250 Gramas (g) de Proteína Texturizada de soja, granulada

250 Gramas (g) de Grão-de-bico, cru

500 Gramas (g) de Farinha, de mandioca, torrada

300 Gramas (g) de Cenoura, crua

200 Gramas (g) de Beterraba, crua

10 Folha de Couve, crua

2 Xícara de chá de Tomate, com semente, cru

2 Xícara de chá de Cebola, crua

1/2 Xícara de chá de Pimenta, hot chili, verde, crua

50 Mililitro (ml) de Óleo, vegetal, girassol, oleico (mais de 70%)

2 Pitada de Sal, cozinha

Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário