Brasil Novo Notícias: MANIFESTAÇÃO: EM ALTAMIRA O POVO VAI ÀS RUAS NA LUTA POR MELHORIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS

sexta-feira, 28 de junho de 2013

MANIFESTAÇÃO: EM ALTAMIRA O POVO VAI ÀS RUAS NA LUTA POR MELHORIAS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS


Os movimentos sociais e a juventude da região de Altamira (PA) se manifestaram nessa quinta-feira (27) para exigir DIREITOS JÁ! A atividade, inspirada pela onda de protestos que toma conta do país, aconteceu no final da tarde.

Cerca de mil pessoas caminharam em manifesto pelas principais ruas do centro da cidade. Entre as diversas reivindicações destaque para: Educação, Saúde, Cultura, melhor gestão por parte do prefeito Domingos Juvenil do PMDB, Cumprimento das condicionantes de Belo Monte e moradia para as famílias atingidas pela construção da UHE Belo Monte.

“Enquanto as obras da barragem de Belo Monte seguem a todo vapor, as compensações sociais, chamadas ‘condicionantes’, estão ficando para trás. Aqui onde ocorre a maior obra do país, o povo está em condições cada vez pior, sofrendo o aumento da violência, a piora da educação e da saúde, a especulação imobiliária, entre outros problemas”, afirma Claret Fernandes, militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). “Chegou a hora de dizer um basta a essa situação e exigir nossos direitos.”

Os manifestantes iniciaram a caminhada na concha acústica do cais, percorreram a rua 1° de Janeiro e fizeram uma pequena parada em frente a Câmara de Vereadores, em seguida o grupo seguiu pela avenida Djalma Dutra até chegar no semáforo da travessa Pedro Gomes onde o trânsito ficou interditado por meia hora.

Já no início da noite os manifestantes seguiram na avenida Tancredo Neves até a Associação Comercial e Agropastoril de Altamira, Aciapa, onde um representante do Governo Federal aguardava. No local foi entregue ao representante do governo um documento, onde os manifestantes solicitam uma audiência pública para escolha de uma comissão popular de acompanhamento das condicionantes de Belo Monte.

O representante do Governo Federal, Avelino Ganzer convidou uma comissão dos manifestantes para se reunir na manhã desta sexta-feira, 28/06, na Aciapa para reunião. O grupo concordou e finalizou a manifestação no local.

O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário