Brasil Novo Notícias: SEMMA DE BRASIL NOVO REALIZA FORÇA TAREFA PARA RETIRAR O MUNICÍPIO DO EMBARGO AMBIENTAL

quarta-feira, 12 de junho de 2013

SEMMA DE BRASIL NOVO REALIZA FORÇA TAREFA PARA RETIRAR O MUNICÍPIO DO EMBARGO AMBIENTAL

Equipe da SEMMA pronta para sair pro campo
A secretaria de Meio Ambiente de Brasil Novo, oeste do Pará, estará realizando durante essa semana uma força tarefa para a realização do Cadastro Ambiental Rural das propriedades da Comunidade Capembas. O objetivo é que com essa ação a SEMMA possa alcançar os 80% de área cadastrada no município para que o mesmo possa ainda este possa mês, sair da lista de embargo ambiental do IBAMA.

O Município precisa alcançar os 80% de área cadastrada até o dia 25 de junho. Esse é um compromisso assumido desde que o município assinou em 2011 o Termo de Ajuste de Conduta (TAC). Um termo assinado entre as prefeituras e produtores rurais com o Ministério Público Federal estabelecendo metas a serem cumpridas para que o município saia do embargo ambiental e para isso é necessário que o município tenha 80% de Cadastro Ambiental Rural (CAR) e desmatamento menor que 40 quilômetros quadrados.

Secretária Zelma Campos em entrevista ao Blog Brasil Novo Notícias.Con
Uma equipe de 07 técnicos da SEMMA deverão permanecer durante uma semana na região das Capembas realizando o Cadastro Ambiental Rural das propriedades sem nenhum custo para o produtor, como informou a Sr.ª Zelma Campos, Secretária Municipal de Meio Municipal Ambiente. “A equipe passará uma semana na região das Capembas, que é a área de mais difícil acesso, fazendo o CAR sem nenhum ônus para os proprietários para que ainda este mês possamos retirar nosso município do desembargo ambiental. Contatamos-nos com os proprietários daquela localidade e todos estarão desempenhado nesta luta árdua.” – Comentou a Secretária.

Mapa da área da região da Capemba
 onde os técnicos atuarão durante a semana 
Cerca de 400 propriedades ainda estão sem o CAR, o que pode prejudicar todo o município caso estes proprietários não venham fazer o seu cadastro. Se o objetivo dos 80% de cadastramento não for alcançado, o município só poderá sair embargo ambiental, se os proprietários fizeram o CAR, em 2014. O não cadastramento implicará na proibição da comercialização da produção das propriedades de Brasil Novo, principalmente a comercialização de bovinos.


Por: Valdemídio Silva
Fotos e Informações: ASCOM/PMBN


Nenhum comentário:

Postar um comentário