“Os prefeitos querem benefícios por causa da inundação da comunidade, mas não querem investir para resolver os problemas daquela população”.
Há pelo menos três meses a comunidade de Pimental, situada no município de Trairão, está isolada. A ponte, que liga o vilarejo com Itaituba na parte do meio, desabou e as águas do igarapé transbordaram. A ponte tem cerca de 80 metros e há algum tempo já vem apresentando danificações, necessitando de recuperação.
A comunidade de Pimental vive praticamente do pescado,.Hoje moram no vilarejo em torno de 200 famílias, grande parte são beneficiadas com o Programa Bolsa Família outros aposentados e também os pescadores, que mensalmente se deslocam para a cidade de Itaituba para receber seus salários ou para vender seus pescados. Após receber seus benefícios ou vender suas mercadorias, realizam suas compras como gelo para pescar e gêneros alimentícios para seus sustentos, tanto na ida como na vinda são obrigados atravessarem o igarapé de canoa ou sobre os destroços da ponte, correndo risco e carregarem nas costas botijas de gás, malas e sacolas, isopor com gelo e tudo mais, devido os carros chegarem só até na ponte.
A comunidade de Pimental é a menina dos olhos do Governo Federal por causa da barragem da hidrelétrica de São Luiz do Tapajós, que vai ser construída nas mediações daquele vilarejo, que inclusive vai ser inundado. Com isso os municípios de Itaituba e Trairão vão ganhar dividendos. Querem apenas o bônus, mas não querem o ônus.
Fonte: Blog do Xarope
Nenhum comentário:
Postar um comentário