Brasil Novo Notícias: Nova tarifa de energia elétrica entra em vigor hoje no Estado

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Nova tarifa de energia elétrica entra em vigor hoje no Estado


As novas tarifas de energia elétrica praticadas no Pará foram definidas na terça-feira (6) pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os valores, discutidos em reunião pública, entram em vigor a partir de hoje (7) para as mais de 1,9 milhão de unidades consumidoras localizadas nos 144 municípios do estado.

O reajuste médio para o consumidor paraense foi de 9,18%, sendo que os clientes do grupo B (ligados em baixa tensão) perceberão efeito médio de 11,52% e no grupo A (atendidos em alta tensão) o efeito médio do reajuste foi de 4,36%.

Para chegar a esses índices, a Aneel levou em consideração o custo de geração, de transmissão e a atualização monetária que tem como base o IGPM (Índice Geral de Preços do Mercado). No entanto, este ano, o que mais impactou no reajuste das tarifas foi o uso de energia proveniente das térmicas. 

Em virtude do baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas, o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), precisou acionar essas usinas térmicas, cujo custo de geração é significativamente mais elevado que o das hidrelétricas.
Enquanto a utilização das térmicas foi o fator preponderante no reajuste, a parte que fica com a concessionária paraense, a Celpa, foi o que menos impactou no novo valor da tarifa vigente no Pará, com um percentual de 2,71% de reajuste. Esse índice foi o menor que a inflação do período, que foi de 5,12% de IGPM.

Mais informações sobre os processos de reajustes tarifários podem ser consultadas no endereço eletrônico da ANEEL (www.aneel.gov.br ), perfil espaço do consumidor, na cartilha 'perguntas e respostas sobre tarifas de distribuidoras de energia elétrica'.
Aneel

Nenhum comentário:

Postar um comentário