Brasil Novo Notícias: Conselho municipal denuncia situaçao da merenda em Vitoria do Xingu

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Conselho municipal denuncia situaçao da merenda em Vitoria do Xingu

Alimentação escolar transportada inadequada. Junto com combustível (óleo diesel e gasolina). O Conselho enumerou 25 irregularidades na merenda escolar do município.


Merenda podre, merenda vencida, falta de merenda, merenda que foi para lixo, cardápio que são alterados por falta de merenda, e não prestação de conta por parte da secretária municipal de educação.

A secretária de educação não fornece para o conselho da merenda escolar, que são as empresas que ganharam licitações no município e o conselho não tem acesso do valor de montante de 25% que município tem contra partir repassa para educação, o conselho tem esta informação porque a secretária de educação Diana não nos fornece para o conselho e sem dados como conselho pode fazer o seu papel? Veja também outra situação é a Lei Municipal N. 227/2013 criada pelo executivo municipal através do prefeito Dr. ERIVANDO AMARAL, a lei determina que todos os alunos em férias entre janeiro e julho de cada ano receberiam uma sexta básica em complementação da merenda escolar. Porém já tem dois anos que a prefeitura não entrega estas merendas aos alunos.

O Conselho não tem acesso à documentação das empresas que tem licitações no município com a educação? 

Não temos essas documentações ele nega o acesso a esses documentos
O conselho também denunciou sobre produtos que desaparece e não chegam as escolas?
Veja que constava no guia de entrega do material pelo fornecedor da agricultura rural, só que produto não chega às escolas o conselho constatou que o produto é era entregue no deposito mas não chega as escolas ninguém sabe o que acontece.

O prefeito faz uma propaganda enganosa na mídia sobre a merenda escolar?

Para o Conselho sim, porque tem escolas não existir esta merenda que é noticiada e essa merenda só existi no cardápio das escolas só papel e na realidade é suco com bolacha que os alunos rejeitam muito a bolacha. Um exemplo disso é uma escola "X" que no cardápio do dia era "vitamina de mamão" e isso não tinha lá era só suco e bolacha em outra escola seria "baião de dois com peixe e fruta" e lá também só era suco com bolacha. Isso é propaganda enganosa que prefeito faz na mídia e para os pais dos alunos de Vitória do Xingu e única verdade nisso é cardápio que é feito bonitinho esse chega até às escolas, mas sem essa alimentação que município diz que oferece aos seus alunos e não existi.

O Conselho identificou produtos da merenda escolar estava vendida e adulterada?

Sim o conselho identificou alimentos da merenda escolar adulterado e produtos da merenda sendo oferecido aos alunos com validade vencida e sendo oferecido aos alunos. Outro fator que chama atenção é o deposito da merenda que é insalubre inadequado para armazenamento da merenda.

Já nas escolas o conselho identificou que as mesas e cadeiras dos alunos que deveria estar na sala de aula vêm sendo utilizado para agrupa alimentação. Convidamos a secretária para estes problemas que o conselho encontrou a Diana Amorim nunca atendeu convite do conselho.

O que foi encontrado no deposito da Merenda?

Encontramos merenda podre que estava sendo levado para lixo com bichos e graça a Deus estes alimentos não foram para as escolas, mas isso é muito grave, tem escolas que não tem merenda e produtos da merenda sendo jogado no lixo e absurdo.

O Transporte da Merenda escolar do Município o que conselho identificou?

O município recebe todo mês milhões de reais todo mês do empreendimento da construção de Belo Monte e transporte da merenda do município é irregular feito em carros de carroceria aberta, pegando sol e chuva e pior às vezes estes alimentos dividido o espaço da carroceria com combustíveis. l 

Porque o conselho da Merenda escolar reprovou as contas da merenda escolar exercício 2014? 

O conselho encontrou diversas irregularidades, desvios de merenda que estava sendo dado para formação dos professores e isso não pode o dinheiro da merenda dos alunos é para os alunos e não para os professores em formação. O conselho não teve acesso à documentação das compra da merenda escolar pela secretária municipal de educação e entre outras irregularidades.
O engraçado que quando o conselho fez o seu cronograma de para analisar as contas e no dia votação de aprovação ou reprovação das contas, neste dia apareceram diversa pessoas da secretária municipal de educação "que invadiram a sala do conselho na hora da votação que foram as Nutricionistas Vaniele Fernandes e Daniele Damasceno, Coordenador da merenda Pereira Junior e esposo da secretária municipal de educação Lindomal Ferreira e outros" eles apareceu tentando intimida os conselheiros e regimento do conselho é bem claro quando o conselho for reunir, para ouvir testemunhas ou aprovação de contas ou inquirição de alguma pessoa só podem estar presentes quem o conselho convida eles estas pessoas são ligada a secretária de educação e não foram convida pelo o conselho. E por causa disso eu como presidente do conselho fui denunciado, porque solicitei a essas pessoas se retirassem da sala porque o conselho não tinha convidado e por este fato o esposo da secretária municipal de educação, foi lá na delegacia e me denunciou porque segundo eles e o esposo da secretária Diana Amorim sentiram constrangido.

A reprovação no sistema Oline Sigicon do FNDE do dia 29 o que aconteceu?

Ficamos supressos com a quantidade de autoridades que compareceu na reunião do conselho, pois tinha triplicado e apareceram as nutricionistas o coordenador da merenda escolar, Secretário de Planejamento e Financias Yamanaka, Secretário de Esporte Dailson Tenório, Daylane do Gabinete do Prefeito; Secretária Municipal da Educação Diana Amorim, as mesmas nutricionista que estavam tentando entra na reunião da reprovação das contas da merenda escolar, o coordenador da merenda, chegou o conselho da criança e adolescente Antônio Marcos conhecido como Tota, conselheira Claudia. E ainda pareceu os vereadores Cruz da Melancia que é sogro do prefeito e Wilsinho presidente da Câmara e o vereador Renildo que nós convidamos, pois ele faz parte da comissão da educação. E nós explicamos para os vereadores que estava acontecendo para eles tivessem conhecimento. O vereador Cruz da Melancia queria identificar quais os conselheiros que estava reprovando as contas, uma forma de intimidar os conselheiros pelo parlamentar e isso não deixei acontecer. E essas pessoas apareceram sem ser convidada. E novamente eles foram lá delegacia e fizeram outro B.O contra min.

O conselho tem suspeita que pode haver fraude em licitação na merenda escolar do município?

Não o conselho não tem, mas o temos desconfiança pode haver, pois quando alguém nega documentos, esconder informações para conselho é porque tem alguma coisa a esconder, pois fizemos diversos pedido de informações mas nunca a secretária de educação forneceu.
E fato me chama atenção e para os conselheiros que o esposo da secretária de educação larga o seu emprego de professor da Universidade Federal e vem trabalhar como voluntário município na SEMED, pois o prefeito, ele mesmo Lindomal e secretária sua esposa falou que ele voluntário foi fazer um B.O contra mim na delegacia. É muito estranha a atitude desse professor que invadiu a sala do conselho e fala que voluntário em Vitória do Xingu. 

Quais são as dificuldades que os conselhos têm no município em fiscaliza? 

E muito preocupante o município estar dentro do empreendimento de Belo Monte e perdeu muito que tinha a ganha. As obras estão atrasadas, o asfalto da cidade é péssima qualidade, o hospital que deveria ter sido construído até agora nada, água do município que deveria levar até as residências não foi concluídas e tantas outras situações que os e conselhos não consegue fiscalizar. 

Uma situação recente foi crime ambiental que desmataram uma área de APP e tem uma empresa que está trabalhando e ninguém sabe como esta empresa conseguir esta licença ambiental, como esta empresa estar remanejando essas famílias quais são as politicas sociais desta empresa ninguém sabe de nada.

A sociedade pode falar do prefeito ou da opinião?

Não se manifestar vai para rua e por isso que deve haver concurso publico. O prefeito é perseguidor e ministério público estar demorando muito em da uma resposta, sabe que eles estão trabalhando muito lentamente.

Os vereadores fiscaliza o executivo?

Eles que fazem as leis, devem sair dos seus gabinetes e para com fuxico e fiscalizar o executivo foi pra isso que foram eleitos eles não faz nada e nem fiscaliza. 
A situação da saúde do município de Vitória do Xingu?

A saúde se encontra hoje na UTI veja que tem muitas mortes no município e a população estão denunciando no ministério público para se busca resposta. Veja que o SAMU deveria ter sido estalado ajudaria muito a secretaria de saúde, mas até agora nada. Tem um prédio alugado para secretária para funcionar o Samu e não funciona e não estar sendo usado revela Pita. 


Fonte: Jornal AMATA

Nenhum comentário:

Postar um comentário