Brasil Novo Notícias: SEMMA DE BRASIL NOVO REALIZA SEMINÁRIO DE READEQUAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS

quinta-feira, 11 de junho de 2015

SEMMA DE BRASIL NOVO REALIZA SEMINÁRIO DE READEQUAÇÃO AMBIENTAL DE PROPRIEDADES RURAIS

BRASIL NOVO, UM MUNICÍPIO DESEMBARGADO NA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO DO XINGU.

O Município de Brasil Novo, localizado na Região de Integração do Xingu, no oeste Paraense, se encontra na situação de município desembargado pelo Ministério do Meio Ambiente e Programa Municípios Verdes sob monitoramento e Controle. Isso se deu graças aos esforços do Governo Compromisso com o Povo e a Dedicação da Secretária de Meio Ambiente, Zelma Luzia Campos e de sua equipe de trabalho.
No evento realizado no dia mundial do Meio ambiente, 53 produtores rurais do município receberam a Licença Ambiental – LAR para as atividades agrícolas, o que para a Senhora Maria Maranhão, o Senhor Antônio da D20 da Comunidade Capembas e o Senhor Weberton Silva Mota da Vicinal 19 em Brasil Novo, o ato representa um salto importante na qualidade da produção e aproveitaram para a gradecer à SEMMA e ao Governo Compromisso com o Povo - “O Mérito é toda da Secretária Zelma Campos e da Prefeita Marina que tiveram a coragem de assumir o compromisso ambiental e tiraram o município do embargo e isso é bom para o município e bom pra nós que precisamos trabalhar” – disse Dona Maria Maranhão.
Sec. de Agricultura
Fernando Rocca
O Secretário de Agricultura do município, Senhor Fernando Rocca, disse que o fato de Brasil Novo está fora do embargo e os proprietários rurais estarem recebendo suas Licenças representa um salto na economia do município – “Esse é o momento em que a gente consegue legalizar o produtor rural para que e ele possa comercializar seu produto de forma legal no que diz respeito à questão ambiental e isso é uma agregação de valores do produto de nossos produtores”. – ressaltou o Secretário.
Zelma Luzia Campos - SEMMA
A Secretária de meio Ambiente, Senhora Zelma Luzia Campos, disse que o ato de entrega das licenças ambientais para a atividade representa um valor de agregação de valores na produção e da propriedade e consequentemente valoriza a economia do município e que a parceria entre a secretaria e o produtor é muito importante – “O produtor ganha muito com a legalização de suas atividades rurais, pois é uma forma de aglutinar valores à propriedade e 53 fazendas com LA é um impacto positivo e um salto de qualidade em Gestão Ambiental do território Brasilnovense”, – Relatou Zelma Luzia Campos que aproveitou para lembrar que o prazo para a legalização das propriedades termina no dia 31 de agosto de 2015.
Sandro Santos - SEMAF, Prefeita Marina Sperotto, Zelma Campos - SEMMA
e 0 Vereados Presidente da Câmara - Weder Makes Carneiro (Pirica)
A Perfeita Marina Ramos Sperotto agradeceu à todos que estiveram juntos na luta pelo desembargo das propriedades rurais de Brasil Novo, e disse que seu desejo é ver o município com uma economia forte que gere emprego e renda para todos – “Não conseguimos nada sozinho é preciso que estejamos sempre de mãos dadas para o bem de nosso município. O que eu quero e que desejo é ver Brasil Novo com uma economia forte que gere emprego e renda para todos”. – disse a Prefeita.
Em 2008, Brasil Novo tinha 80% de desmatamento,  quando foi embargado apresentava um passivo ambiental de 41% com apresentando 49% apenas de mata preservada e é em cima dessa preservação que os trabalhos vem sendo realizados e no início da força tarefa para o desembargo o percentual de desmatamento já era de apenas 12% e o objetivo é chegar ao desmatamento Zero no Território do Munício.

Por: Valdemídio Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário