Brasil Novo Notícias: Emater avança na elaboração de CAR nas regiões da Transamazônica e BR-163

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Emater avança na elaboração de CAR nas regiões da Transamazônica e BR-163

Mil e quatrocentas famílias agricultoras das regiões da Transamazônica e Xingu e da área de influência da BR-163 foram beneficiadas com o Cadastro Ambiental Rural (CAR) elaborado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) somente no mês de maio. O órgão é a instituição que mais avançou na elaboração do documento, alcançando a marca de mais de 24 mil CAR´s emitidos em todo o estado.

A região da Transamazônica e Xingu é contemplada por um Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e prevê a elaboração de 19.643 cadastros. Já a região da BR-163, é contemplada pelo ACT com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), com meta de elaborar 2,5 mil CAR´s. “Na Transamazônica, já alcançamos 75% da meta estabelecida e na BR-163, 70%. As duas regiões abrangem 18 municípios paraenses”, diz o geógrafo da Emater, Jamerson Viana.

O CAR é o passo inicial para a regularização ambiental e também dá acesso aos programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Nacional de Habitação Rural (PNHR) e de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf). Desde maio do ano passado, com o decreto nº 1052, de 16/05/2014, o documento também é obrigatório para a emissão da Guia de Transporte Animal – GTA.


Fonte: O Xingu

Nenhum comentário:

Postar um comentário